TIMES

Por Redação do ge — Teahupoo, Taiti


O maior surfista da história do Brasil coleciona grandes momentos no Circuito Mundial de Surfe, especialmente nas ondas de Teahupoo, no Taiti. Aos 30 anos, Gabriel Medina abusou de toda a sua habilidade e conquistou nesta quinta-feira mais uma nota 10 na carreira.

O brasileiro encarou um tubo pesado e perfeito nas oitavas de final contra o norte-americano Jake Marshall e conquistou a nota máxima dos juízes. Mas essa não foi a primeira nota perfeita de Medina nas ondas de Teahupoo, foi a quinta. Veja todos esses momentos espetaculares do tricampeão mundial.

Gabriel Medina quartas WSL Teahupoo, no Taiti — Foto: Reuters

Medina tira 10 em bateria quase perfeita - 2024

Quando o mar cresce em Teahupoo, Gabriel Medina sempre será um dos favoritos a conquistar o título. Neste ano não foi diferente. Logo na primeira bateria do dia contra Jake Marshall pelas oitavas de final, o brasileiro mostrou que domina esse pico como poucos. Em uma onda pesada, assustadora e deslumbrante, o tricampeão mundial acelerou por dentro do tubo, saiu com maestria e pediu o gabarito para os juízes. Foi unânime, a nota 10 veio e ele avançou com facilidade para a próxima fase.

Medina chegou até a semifinal do torneio e perdeu para John John Florence em um duelo dos dois maiores surfistas da atualidade. O brasileiro ainda cortou as costas na bancada de coral. Veja como foi aqui.

Medina faz 10.00 na etapa de Teahupoo

Medina faz 10.00 na etapa de Teahupoo

Medina vence Colapinto e tira nota 10 - 2019

Em 2019, Gabriel Medina havia acabado de conquistar o bicampeonato mundial na temporada de 2018. O brasileiro chegou animado e confiante para a etapa de Teahupoo e arrancou a nota máxima dos juízes com uma performance espetacular. Nas oitavas de final, o paulista surfou contra Griffin Colapinto em uma bateria de notas altas e foi soberano na disputa. Tirou um 10 e um 9.23 para avançar no campeonato. Ele só foi parado na final pelo australiano Owen Wright. Veja como foi a nota 10 de Medina.

Medina tira nota 10 contra Colapinto em Teahupoo em 2019

Medina tira nota 10 contra Colapinto em Teahupoo em 2019

Medina tira nota 10 contra Owen Wright nas quartas - 2017

O retrospecto de Medina em Teahupoo é impressionante, sempre fazendo finais e bons resultados nesta etapa. Em 2017 não foi diferente. Nas quartas de final, o brasileiro enfrentou Owen Wright e conquistou a nota 10 em um tubo quase impossível de sair. O então campeão mundial também só foi parado na final quando perdeu para Julian Wilson.

Medina tira 10 contra Owen Wright em 2017

Medina tira 10 contra Owen Wright em 2017

Medina tira nota 10 na semifinal, mas perde para John John - 2016

Medina e John John Florence proporcionam um grande show para os espectadores desde quando entraram no circuito mundial. Os dois grandes surfistas se encontraram na semifinal em Teahupoo em 2016. E, assim como nesta temporada de 2024, o havaiano levou a melhor na disputa mesmo com uma nota 10 do brasileiro. Veja como foi.

Medina fica em terceiro na etapa do Taiti

Medina fica em terceiro na etapa do Taiti

Medina tira 10 em seu segundo ano de tour - 2012

Antes mesmo de ser campeão mundial, Medina já dava trabalho no Circuito Mundial de Surfe. Em 2012, o brasileiro enfrentou John John Florence e Kieren Perrow no round 4 em Teahupoo. O havaiano e o australiano fizeram notas baixas na bateria, no máximo na casa dos cinco pontos. Mas Gabriel colocou o nível lá no alto. Fez 10 pontos e um 7.83, o que o classificou às quartas do campeonato. Veja a nota perfeita.

Medina tira primeira nota 10 em Teahupoo em 2012

Medina tira primeira nota 10 em Teahupoo em 2012

Na etapa deste ano, em 2024, Gabriel Medina chegou perto de conquistar uma bateria perfeita, aquela em que o surfista faz 20 pontos e não tem como ser ultrapassado. Poucos atletas na história do circuito conseguiram duas ondas de nota máxima em uma disputa. Kelly foi um desses iluminados. O onze vezes campeão mundial foi campeão da etapa em 2005 com duas notas 10 na final.

Kelly Slater é campeão no Taiti em 2005 com duas notas 10.00 na final

Kelly Slater é campeão no Taiti em 2005 com duas notas 10.00 na final

Veja também

Mais do ge