TIMES

Por Breno Dines, João Ribeiro e Raphael De Angeli — Nazaré, Portugal


Para um surfista lidar com situações extremas da natureza, não basta apenas uma prancha na mão e coragem no peito. Nos dias de hoje, a tecnologia dos coletes e os treinamentos de respiração aumentaram a segurança dos destemidos que buscam as ondas gigantes. Ainda existem alguns que ousam desafiar a força do mar sem segurança, mas são poucos.

Jet ski em resgate nas ondas gigantes de Nazaré — Foto: Reprodução

Em Nazaré, Portugal, há uma equipe grande por trás do surfista. Desde os treinamentos de apneia até os "spotters", pessoas que ficam na falésia com radio em contato direto com o piloto de jetski. Durante o desafio do Gigantes de Nazaré, os melhores surfistas do mundo mostraram todo o procedimento para se aventurar nas maiores ondas do mundo.

Surfistas usam técnica de respiração em surfe de ondas gigantes

Surfistas usam técnica de respiração em surfe de ondas gigantes

Os campeões do desafio do Gigantes de Nazaré vão ser revelados neste domingo, no Esporte Espetacular.

Surfistas e equipes em ação nas ondas de Nazaré — Foto: Reprodução

- Um surfe num dia de onda grande é uma operação náutica que a gente tem que movimentar alguns jets, tem que movimentar os câmeras, os spotters, uma operação de segurança. Então, não é apenas pegar, botar prancha debaixo da asa, passar parafina, ir pra dentro da água - disse Ian Cosenza, participante do Gigantes de Nazaré e surfista de ondas gigantes.

Rodrigo Koxa, surfista de ondas gigantes — Foto: Reprodução

O psicológico e o físico andam lado a lado na preparação para encarar ondas gigantes. Um surfista completo precisa ter um ótimo condicionamento físico, uma boa técnica de apneia - técnicas de respiração que habilitam o atleta a ficar mais tempo embaixo d`água - e tranquilidade mental em condições de perigo. O surfista precisa ficar o mais calmo possível para não gastar oxigênio à toa durante situações de vida ou morte. Numa onda gigante, o tempo médio embaixo d'água em um caldo é de 30 segundos sem respirar.

Willyam Santana, participante do Gigantes de Nazaré, contou que o treinamento de apneia deu a confiança necessária para encarar as ondas gigantes. O surfista e mergulhador já chegou a ficar cinco minutos e vinte segundos sem respirar na apneia estática, ou seja, parado na piscina.

Willyam Santana praticando apneia em piscina — Foto: Reprodução

- O meu psicológico ele é tão bom por causa da minha confiança na apneia. Então, em situações extremas, eu falo pra mim mesmo: o pior que aconteça, eu treinei, eu estou preparado - comentou Willyam Santana, surfista de ondas gigantes e mergulhador.

- Apneia eu acho que é, vamos falar assim, cinquenta por cento da preparação mental do atleta. Quando você sabe que tem uma apneia muito boa, você entra na água com muito tranquilidade - pontuou também Lucas Chumbo, um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo.

Além dos esforços individuais que cada surfista busca para encarar as maiores ondas do mundo, há uma equipe grande por trás de cada descida nos paredões de Nazaré. Tem que ter, pelo menos, dois jetskis. Um para puxar e outro em caso de uma necessidade extra de resgate. O outro integrante essencial da equipe fica fora d'água. O "spotter" fica no alto da falésia observando e informando às equipes de resgate onde exatamente os surfistas estão depois de um caldo, quando eles caem na água. Ou seja, existe toda uma estratégia montada em Nazaré pra que a saúde dos que encaram essas ondas seja preservada.

Lucas Chumbo em Nazaré — Foto: Reprodução

Nesta edição do Gigantes de Nazaré, o preparo físico dos atletas foi muito exigido. Eles enfrentaram algumas das condições mais desafiadoras da última década: vento, chuva e ondas imensas. Lucas Chumbo, por exemplo, pode ter batido o recorde mundial de maior onda surfada. O Esporte Espetacular deste domingo vai exibir todos os melhores momentos do desafio e quem foram os competidores que saíram vencedores deste dia histórico.

Veja também

Mais do ge

Após etapa brasileira, Circuito Mundial volta apenas em agosto em Fiji, a última parada da temporada regular. Surfistas tentam conter ansiedade para os Jogos Olímpicos, em julho, no Taiti

WSL: etapa de Saquarema será último grande teste antes das Olimpíadas

Desde que a etapa passou a ser realizada em Itaúna em 2017, apenas brazucas faturaram a competição. Yago defende título, enquanto os demais compatriotas buscam 1ª vitória no evento

WSL: surfistas brasileiros tentam manter dinastia de títulos em Saquarema

Segunda etapa do Hang Loose Surf Attack é uma das atrações.

Ilha Comprida sediará dois grandes eventos de surfe em julho

Sophia Medina recebeu convite para disputar a etapa no lugar da bicampeã mundial Tyler Wright

Gabriel Medina compete junto com a irmã pela 1ª vez na elite do surfe em Saquarema

Carol Bastides, Vini Palma, Isabel Meyer e Matheus Jhones largam na frente no Hang Loose Surf Attack.

Surfistas da Baixada Santista são destaques na etapa de abertura do Circuito Paulista

Competição ocorre neste fim de semana na Praia da Baleia

São Sebastião recebe 1ª etapa de tradicional circuito de base do surfe

Fininho disputa a elite do surfe brasileiro, mas não consegue estar presente em todas as etapas pelas baixas oportunidades. O atleta, inclusive, é bicampeão catarinense

Surfista reflete sobre baixo número de investimento em atletas negros e desabafa

Surfista potiguar diz que nascimento do filho Filipe foi "motivação extra" para a etapa disputada em Porto de Galinhas. Jadson perdeu na final para o paulista Edgard Groggia

Vice-campeão no Dream Tour, Jadson André revela que competiu lesionado

Integrante do CT de Surf de Santos foi campeão do Dream Tour Porto de Galinhas.

Edgar Groggia comemora primeira vitória no Circuito Brasileiro de Surfe: "Anestesiado de tanta emoção"

Rapper e campeão olímpico são amigos e se falaram por chamada de vídeo pouco depois do surfista sair do mar em Teahupoo. Potiguar entra no top-5 da WSL

L7nnon vibra com título de Ítalo Ferreira no Taiti: "O campeão voltou"