TIMES

Por Redação do ge — Paris


O surfe já começou sua corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024, e seis atletas do Brasil estão classificados. A França, como anfitriã, também terá direito a uma participação em cada naipe. Ao todo, serão 48 surfistas em ação (24 por gênero), oito a mais em relação a Tóquio 2020, quando a modalidade estreou nas Olimpíadas. Veja como está a classificação do surfe para as Olimpíadas de Paris 2024.

Brasileiros garantidos

Tati Weston-Webb, Tainá Hinckel, Luana Silva, Filipe Toledo, João Chianca e Gabriel Medina estão garantidos nas Olimpíadas. Tati conseguiu a classificação ainda em abril de 2023. Na etapa de Jeffrey's Bay, Filipinho se garantiu à frente dos outros surfistas do país no ranking da temporada e carimbou o passaporte para Paris. Já João Chianca, se credenciou para os Jogos na última etapa da temporada regular de 2023, em Teahupoo, após combinação de resultados paralelos.

Ítalo Ferreira campeão surfe Tóquio 2020 — Foto: André Durão

Como funciona a classificação do surfe para Paris 2024

Distribuição Vagas Masculino

VAGAS EM DISPUTA (24) NOMINAL/PAÍS EVENTO/MOTIVO
10 NOMINAL WSL 2023
5 NOMINAL MUNDIAL ISA 2023 - PAN AMERICANO 2023*
5 NOMINAL MUNDIAL ISA 2024
1 PAÍS PAÍS SEDE
1 PAÍS UNIVERSALIDADE
1 PAÍS MUNDIAL ISA 2022**
1 PAÍS MUNDIAL ISA 2024**

*Pan-Americano de Santiago 2023 no caso do continente das Américas
** Vaga extra

Distribuição Vagas Feminino

VAGAS EM DISPUTA (24) NOMINAL/PAÍS EVENTO
8 NOMINAL WSL 2023
5 NOMINAL MUNDIAL ISA 2023 + PAN-AMERICANO 2023*
7 NOMINAL MUNDIAL ISA 2024
1 PAÍS PAÍS SEDE
1 PAÍS UNIVERSALIDADE
1 PAÍS MUNDIAL ISA 2022**
1 PAÍS MUNDIAL ISA 2024**

*Pan-Americano de Santiago 2023 no caso do continente das Américas
** Vaga extra

Existem duas formas diferentes de classificação para os Jogos de Paris 2024: as vagas individuais/nominais e as vagas por país (definidas por convocação).

No caso das vagas individuais/nominais, a maioria foi definida já em 2023. No masculino, 10 vagas estavam em disputa na Liga Mundial de Surfe. Cada país pôde credenciar no máximo até dois atletas dentro deste critério.

Ainda em 2023, houve outras duas janelas de classificação individual. No caso das Américas (e do Brasil), garantiu vaga o campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Evento foi disputado em Punta de Lobos, na comuna de Pichilemu, entre os dias 24 e 30 de outubro. Para Ásia, África, Europa e Oceania os melhores classificados dos respectivos continentes no Mundial da ISA 2023 também se garantiram em Paris 2024.

Italo Ferreira recebe primeira medalha de ouro para o Brasil em Tóquio - Narração Globo

Italo Ferreira recebe primeira medalha de ouro para o Brasil em Tóquio - Narração Globo

O Mundial da ISA também foi qualificatório.

No caso das vagas por equipes, que são consideradas extras, só existem quatro - duas por gênero. Elas foram disputadas por meio do Mundial da ISA de 2022 e 2024.

Em 2022, a equipe do Japão ganhou a vaga extra no masculino e a equipe dos Estados Unidos no feminino. Com isso, só restavam duas vagas extras, disputadas no Mundial 2024 da ISA. O Brasil conquistou ambas, com os melhores somatórios no masculino e no feminino. Gabriel Medina foi campeão e se classificou. Tati, que já estava garantida em Paris, ficou em 2º, e Luana Silva herdou a vaga.

O Mundial da ISA em 2024, por fim, definiu mais cinco vagas individuais no masculino e mais sete no feminino. Tainá Hinckel se classificou ao ficar no top-12 da competição.

Ainda falta preencher uma vaga em cada gênero. Essa será ocupada pelo princípio da "universalidade". Países com menos tradição que não conseguiram se classificar pelos critérios acima se candidatam à vaga que será destinada a um convidado que tenha como objetivo cumprir a ideia de "inclusão" nos Jogos.

Veja data e programação do surfe em Paris 2024

Curiosamente, o surfe não será disputado no continente europeu. Mas sim dentro do território francês. A localização será o Taiti, na região ultramarina da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico. As praias de Teahupoo, famosas por receberem a Liga Mundial de Surfe, serão palco da competição que terá janela de apenas quatro dias, entre 27 de julho e 5 de agosto de 2024.

Italo Ferreira, Teahupoo — Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

Entenda o formato do surfe em Paris 2024

O formato de disputa do surfe em Paris ainda não foi oficialmente definido.

Veja também

Mais do ge

Após etapa brasileira, Circuito Mundial volta apenas em agosto em Fiji, a última parada da temporada regular. Surfistas tentam conter ansiedade para os Jogos Olímpicos, em julho, no Taiti

WSL: etapa de Saquarema será último grande teste antes das Olimpíadas

Desde que a etapa passou a ser realizada em Itaúna em 2017, apenas brazucas faturaram a competição. Yago defende título, enquanto os demais compatriotas buscam 1ª vitória no evento

WSL: surfistas brasileiros tentam manter dinastia de títulos em Saquarema

Segunda etapa do Hang Loose Surf Attack é uma das atrações.

Ilha Comprida sediará dois grandes eventos de surfe em julho

Sophia Medina recebeu convite para disputar a etapa no lugar da bicampeã mundial Tyler Wright

Gabriel Medina compete junto com a irmã pela 1ª vez na elite do surfe em Saquarema

Carol Bastides, Vini Palma, Isabel Meyer e Matheus Jhones largam na frente no Hang Loose Surf Attack.

Surfistas da Baixada Santista são destaques na etapa de abertura do Circuito Paulista

Competição ocorre neste fim de semana na Praia da Baleia

São Sebastião recebe 1ª etapa de tradicional circuito de base do surfe

Fininho disputa a elite do surfe brasileiro, mas não consegue estar presente em todas as etapas pelas baixas oportunidades. O atleta, inclusive, é bicampeão catarinense

Surfista reflete sobre baixo número de investimento em atletas negros e desabafa

Surfista potiguar diz que nascimento do filho Filipe foi "motivação extra" para a etapa disputada em Porto de Galinhas. Jadson perdeu na final para o paulista Edgard Groggia

Vice-campeão no Dream Tour, Jadson André revela que competiu lesionado

Integrante do CT de Surf de Santos foi campeão do Dream Tour Porto de Galinhas.

Edgar Groggia comemora primeira vitória no Circuito Brasileiro de Surfe: "Anestesiado de tanta emoção"

Rapper e campeão olímpico são amigos e se falaram por chamada de vídeo pouco depois do surfista sair do mar em Teahupoo. Potiguar entra no top-5 da WSL

L7nnon vibra com título de Ítalo Ferreira no Taiti: "O campeão voltou"