TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Foram poucas as respostas sem que a palavra "desafio" estivesse presente. Primeira mulher CEO na Confederação Brasileira de Vôlei, cargo que ocupa desde março de 2021, Adriana Behar tem encarado de frente as adversidades. Entrevistada do Grande Círculo desta sexta-feira, ela falou sobre a falta de resultado da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, explicou quais são as suas pretensões dentro da CBV e contou com orgulho que, pela primeira vez na entidade, o planejamento financeiro havia sido fechado com antecedência.

- Queria dizer que, pela primeira vez, conseguimos fechar o orçamento do ano em dezembro, o que facilita muito nosso planejamento.

Adriana Behar durante entrevista para o Grande Círculo do sportv — Foto: Divulgação

Se a meta orçamentária foi cumprida, algumas já estão em andamento e outras estão traçadas. Medalhista olímpica nos Jogos de Sidney e Atenas e uma das atletas mais vitoriosas do vôlei de praia, sempre ao lado da parceira Shelda, Adriana Behar tem como característica a perseverança. Quando os resultados nas Olimpíadas de Tóquio não foram os esperados, ela iniciou uma reformulação. O vôlei deixou o Japão com apenas uma medalha. A campanha da seleção feminina, liderada pelo técnico José Roberto Guimarães, garantiu a prata. Os homens, sempre favoritos, nem ao pódio subiram. Pela primeira vez na história, a praia saiu zerada.

- Eu revisitei o planejamento estratégico da CBV, fizemos alguns ajustes e começamos a criar nossas diretrizes, qual caminho que seguiremos. O resultado esportivo é a essência, mas é necessário um olhar importante para o lado comercial e para a comunicação com o fã. Precisamos reposicionar a CBV dentro de um ambiente muito mais digitalizado, muito mais moderno, com uma linguagem atual - explicou Behar.

Adriana Behar fala sobre mulheres em cargos de direção no esporte

Adriana Behar fala sobre mulheres em cargos de direção no esporte

No entanto, mesmo com o pouco tempo de pós-Tóquio e com as aposentadorias recentes dos campeões olímpicos Douglas Souza e Natália das seleções, ela espera um bom resultado do Brasil no Mundial deste ano. O feminino, que jogará na Polônia e na Holanda, no mês de setembro, busca o título inédito, enquanto o masculino, marcado para agosto, na Polônia e na Eslovênia, tentará o tetracampeonato.

- Eu acredito no pódio. Sem dúvida!

Adriana Behar após participar do Grande Círculo do sportv — Foto: Divulgação

Aos poucos, as mudanças estão sendo implementadas pela nova administração da CBV. O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia já tem uma nova forma de disputa, e Superliga tem perfil próprio para as mulheres e para os homens nas redes sociais. Depois de sete anos bem-sucedidos como gerente-geral de planejamento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil, Adriana Behar, que tem no currículo uma especialização em Gestão de Negócios, foi para os Estados Unidos e para um longo período de aprendizado. Sentindo-se mais capacitada, ela entendeu a necessidade da transformação digital, do avanço em temas como diversidade e representatividade e quer deixar a sua marca no esporte que a consagrou.

- Confesso que foi uma surpresa quando recebi o convite para vir para a CBV, mas entendi que teria possibilidades para poder fazer não só uma análise interna, um diagnóstico interno e, principalmente, do que eu entendo ser importante para a CBV e para o vôlei do Brasil. Abrir contato direto com os atores principais que são os atletas, trazer temas como diversidade, representatividade e um ambiente mais humano em toda a cadeia do esporte. Hoje, tecnologia é fundamental. A gente precisa seguir as melhores práticas do mercado. É importante que a gente crie um caminho muito mais digital, posicionando o vôlei dentro de plataformas. Temos que entender quem é esse público, como a gente se comunica, como a gente cria mais valor para o vôlei e para a CBV.

Adriana Behar relembra os Jogos Olímpicos de Sydney: "Foi uma decepção para a gente"

Adriana Behar relembra os Jogos Olímpicos de Sydney: "Foi uma decepção para a gente"

O Grande Círculo com Adriana Behar, apresentador pelo jornalista Milton Leite, teve a participação da bicampeã olímpica Fabi, do narrador Luiz Carlos Junior, da produtora Carol Oliveira e do comentarista Maurício Noriega.

Veja também

Mais do ge