TIMES

Por GloboEsporte.com — Da Redação


O Campeonato Paulista da Segunda Divisão tem a previsão para começar no dia 9 de abril. Ao todo, 40 times vão encarar o quarto patamar estadual, 11 a mais do que no ano passado. Será a maior edição dos últimos cinco anos. Na região do Vale do Paraíba, Esportiva de Guaratinguetá, Jacareí e Guaratinguetá, vão ficar de fora da Segundona de 2018.

Os clubes estão afastados do futebol profissional e não disputam competições oficiais seja por falta de estruturas, problemas financeiros ou questões burocráticas. O GloboEsporte.com entrou em contato com os clubes para saber os motivos que tiraram os times da disputa. Confira.

Guaratinguetá

O Guaratinguetá está sem atuar em jogos profissionais desde 2017, quando iria disputar a Segundona do Paulista e a Série D do Campeonato Brasileiro, mas por questões financeiras e no calendário do clube, o time pediu um licenciamento das competições oficiais. Até então, a Garça não disputou mais jogos.

Torcedor do Guaratinguetá — Foto: Leandro Oliveira/ Na Gaveta Esportes

O GloboEsporte.com entrou em contato com João Telê, responsável pela administração do Guaratinguetá, para saber sobre os planos do clube para voltar ao cenário paulista, mas até o fechamento desta edição, não teve resposta.

Esportiva de Guaratinguetá

A Esportiva de Guaratinguetá está sem atividades desde 1999. O tradicional clube do Vale do Paraíba foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista em 1960, e em 1964, venceu o Santos de Pelé pelo estadual. Porém a história pode mudar. De acordo com Renato Ferreira, gerente de futebol da Esportiva, o processo de filiação com a Federação Paulista de Futebol está em andamento e o clube vai investir forte nas categorias de base para voltar ao cenário profissional.

A Esportiva de Guaratinguetá foi campeã da Série A2 do Campeonato Paulista em 1960 — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

- Nós estamos com o processo de filiação em andamento. Na semana que vem temos uma reunião com a Federação Paulista para acertar os detalhes. Estamos iniciando também a construção do elenco da categoria de base do clube, essa é nossa maior ênfase: a categoria de base. A ideia da base é um projeto do sub-11 ao sub-20. Não temos nada agora no profissional, mas vamos focar na base - disse Renato.

A ideia do clube é voltar a disputar competições oficiais ainda neste ano pelo time profissional. Mesmo que o clube não vá participar da Segundona de 2018, o gerente de futebol garante que o torcedor vai ter uma grande surpresa em abril.

- Vamos dar uma surpresa em abril para o torcedor. Talvez nós vamos entrar em um campeonato profissional importante, estamos esperando a filiação dar certo e tratamos isso com uma surpresa para a cidade e para todos que esperam a volta da Esportiva - conta.

A esportiva também protagonizou grande rivalidade regional diante de São José e Taubaté. A saída foi no fim dos anos 1990 e desde então não voltou mais. Será que neste ano a situação irá mudar?

Jacareí Atlético Clube

O Jacareí Atlético Clube disputou pela ultima vez o Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 2014. Por falta de estrutura no estádio Stavros Papadopoulos e na parte financeira, o clube não participa de competições oficiais desde então. O presidente Flávio Carloto assumiu a presidência do time do Vale do Paraíba em 2016 e garante que sua prioridade é reestruturar o clube.

As Arquibancadas do Stavros passam por reformas — Foto: Divulgação/Jacareí Atlético Clube

- Nós não temos um time e estamos longe de ter. Nossa prioridade é reestruturar o clube, arrumar os documentos e reestabelecer o contrato com a Federação Paulista. Nós não tivemos tempo para montar o time. Acredito que até o começo de março nós já vamos ter o laudo do estádio pronto, com vistoria e pronto para receber uma competição oficial. Com o estádio finalizado e liberado, eu já vou estar pronto para montar um calendário e colocar o time na ativa - disse Flávio Carloto.

Sobre a situação atual do Jacareí, Carloto se vê otimista...

- A nossa situação já foi muito crítica, hoje ela é confortável, pois eu tenho que deixar tudo 100% neste ano e não falta muito. Já temos 80% do caminho percorrido. Falta mais a parte burocrática e vamos ter que arcar mais com os problemas dessa burocracia, na parte financeira nem tanto... o pior já foi. O investimento já foi feito, agora tenho que deixar o clube pronto - finaliza.

Veja também

Mais do ge