TIMES

Por Bárbara Bruno* — Sorocaba, SP


"Planejamento dentro do esperado". Foi assim que o diretor de futebol do São Bento, Juliano Amorim, iniciou a entrevista às vésperas da estreia do time na Copa Paulista.

O Bentão joga no estadual neste sábado, às 15h, contra o Capivariano, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.

Diretor de futebol do São Bento, Juliano Amorim — Foto: Neto Bonvino / São Bento

Juliano falou das contratações para o torneio, que teve o elenco praticamente fechado com Diego Farias, anunciado nesta quinta-feira. O time ainda pode contratar mais jogadores no decorrer da competição.

– O planejamento está dentro do esperado. Começamos o trabalho há um mês e meio, contratamos 21 jogadores, com alguns remanescentes, temos seis a sete da lista B que são atletas do sub-20 que estão treinando com a equipe principal. Algumas peças foram chegando, nos últimos 15 dias, seis jogadores chegaram, o que é normal porque tem outras competições, alguns atletas que acabam não se encaixando em alguns outros mercados porque tem Brasileiro e o atleta quer se colocar, e nós fomos negociando algumas posições. Está dentro do que foi programado.

– Estrearemos no sábado, temos ainda um grupo de jogadores que não estão no melhor momento físico, o que requer uma adaptação, mas você tem o banco de reserva já com esse atletas que tem condição de fazer 30, 40 minutos e vão brigar depois pela titularidade. O trabalho é feito daquilo que é possível, do orçamento da Copa Paulista, mas o grupo está muito bom.

André Coutinho, do São Bento, em preparação para a Copa Paulista — Foto: Neto Bonvino/São Bento

Apesar de demonstrar otimismo com a Copa Paulista, o diretor citou o "trauma" da eliminação na Série A2 do Paulista.

Dono da melhor campanha na primeira fase, o Bentão foi eliminado nas quartas de final pelo Noroeste.

– É um trauma. O torcedor fica chateado, mas não tem ideia de qual é o nosso sentimento. Nós vivemos isso no dia a dia, de você fazer o projeto, como foi na A2, dando 100% certo, aí no mata-mata você ser eliminado como foi, é decepcionante. Vai uma ou duas semanas para você poder digerir aquilo. A vontade, sendo sincero, é largar tudo, ir embora, falar 'chega, não dá mais'. Mas aí você recarrega, vamos para cima de novo, o otimismo está gigantesco. Nós vamos continuar fazendo o melhor enquanto estivermos aqui para fazer o São Bento ser maior, melhor e conquistar seus objetivos – disse.

Veja outros trechos da entrevista de Juliano

Utilizar garotos da base na Copa Paulista

– Estivemos no sub-20, fizemos uma reunião com eles porque eles tem um jogo importante contra o Comercial-SP em Tietê e depende só de nós. Uma vitória nossa, nos classificamos e vamos para a próxima fase. É muito importante para a carreira deles, a visibilidade, só que também gera um problema. Porque eles passando de fase, nós temos esses mesmos atletas do sub-20 jogando a Copa Paulista e o Paulista Sub-20. Se passar de fase, teremos que alterar o jogo do sub-20 para o meio da semana para que os atletas estejam à disposição para as duas competições. Mas a expectativa é muito boa. O Ademir é acostumado com a Copa Paulista, Série A2, A3, acostumado com jovens atletas, então acabamos fazendo uma mistura de jovens, com potencial mas jovens, e alguns mais experientes para poder ter esse equilíbrio.

A escolha entre Copa do Brasil ou Série D em eventual título da Copa Paulista

– Esses dias fizemos um ensaio disso e cada um teve seus argumentos. Estavam dois optando pelo Brasileiro, e eu pela Copa do Brasil pelo aspecto financeiro. Mas depois eles levantaram uma questão e também é verdade. A própria Série D tem um aporte financeiro na casa de 1 milhão aproximadamente e aí eu mudei meu voto. Então hoje a preferência seria a Série D.

Andamento da SAF

– Temos as propostas, mas elas estão sendo tratadas da forma mais confidencial possível no primeiro momento porque quando tivemos uma proposta no começo deste ano, o negócio ficou de um amadorismo tão grande que virou uma bagunça. Informações desencontradas, vazadas, inverídicas e tudo mais. Estamos tendo o cuidado de segurar isso o máximo possível para discutirmos toda as informações para daí apresentar.

– Fizemos na terça-feira uma reunião e soltaram que o São Bento está sendo vendido as escuras. Cara, como faz isso com sete diretores e seis conselheiros? Ou não, abrimos para a cidade toda, todos vem palpitar e falar o que bem entende. Então ou se faz de uma forma profissional, ou vira uma bagunça. Hoje os ritos legais estão sendo seguidos, recebemos a proposta, avaliamos, fizemos a reunião e foi remetido a comissão SAF e a proposta será discutida pelo conselho do clube, se reunirão e discutirão os pontos positivos e negativos.

* Bárbara Bruno colaborou sob supervisão de Arcílio Neto.

Veja também

Mais do ge