TIMES

Por Redação do ge — Bauru, SP


O Noroeste anunciou nesta segunda-feira que não vai participar da Copa Paulista em 2024. O motivo da desistência, segundo o clube, é o alto custo das obras exigidas pela Federação Paulista de Futebol para o estádio Alfredo de Castilho, visando o Paulistão 2025. A direção acredita que não haveria custo-benefício jogando fora de Bauru.

Noroeste empata com o Velo em Rio Claro e é vice-campeão paulista da Série A2

Noroeste empata com o Velo em Rio Claro e é vice-campeão paulista da Série A2

Com o anúncio, o Alvirrubro não terá mais nenhuma partida oficial em 2024 e só volta a campo no ano que vem pelo Paulistão, daqui a nove meses.

Na nota oficial (confira na íntegra no final da matéria), a diretoria do Noroeste afirma que "as cifras são milionárias e compreendem a troca do gramado do Alfredão, da atual (e antiga) grama mato grosso para o tipo bermuda, reformas no vestiário do time visitante, no setor de filmagens e transmissão dos jogos, cozinha e centro de treinamento".

O clube completa ainda que será avaliada a possibilidade de "colocar o gramado mais próximo das arquibancadas centrais".

Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, é a casa do Noroeste — Foto: Mundo Zinhos/Instagram/Divulgação

Sobre os contratos do plantel, o Norusca informou que, nesse último domingo, se encerraram os contratos de 80% dos jogadores do elenco. O clube informou que os contratos de Carlão, PH, Maycon, Blade, John Egito, Deividi Buiú e de Luiz Thiago. Todos eles devem ser emprestados no segundo semestre.

– Alguns contratos serão renovados no site oficial da FPF nos próximos dias. Entre estas renovações está a do atacante Carlão, artilheiro da Série A2 deste ano. O jogador virou ídolo do clube em um ano e balançou as redes 21 vezes em 50 jogos. Ele jogará em algum clube de Série B ou Série C de Brasileiro nos próximos dias, com retorno apalavrado para Bauru em novembro.

– Nesta segunda (15), os contratos longos e publicados oficialmente na FPF são o do lateral PH até 15/4/2027, do zagueiro Maycon até 31/12/2026, dos meio-campistas Blade até 30/6/2025, John Egito até 31/12/2024 - com aditivo para a disputa do Paulistão de 2025 -, o jovem atacante Deividi Buiú até 30/6/2026 e do goleador do século (31 gols) Luiz Thiago, até 30/6/2025. Eles serão emprestados neste segundo semestre – informou a nota oficial do clube.

Noroeste, vice-campeão da Série A2 do Paulista em 2024 — Foto: Thomaz Marostegan/Ag.Paulistão

Sobre o técnico Moisés Egert, o Noroeste detalhou que a "situação será definida entre o próprio treinador e a diretoria do clube nos próximos dias. Também estão pendentes de definições os outros membros da comissão técnica e trabalhadores exclusivos do profissional".

A previsão do Norusca é iniciar a pré-temporada do Paulistão em novembro deste ano. A próxima partida oficial do Alvirrubro será daqui a cerca de 280 dias.

As categorias de base do Noroeste ainda terão definições de onde serão os jogos. Até o início das obras, as partidas da primeira fase dos times sub-15 e sub-17 serão no estádio Alfredo de Castilho.

Jogadores do Noroeste comemoram acesso com os 500 torcedores que foram ao Ulrico Mursa — Foto: Divulgação/ECN

Veja a nota oficial do Noroeste

"A Copa Paulista de 2024, competição do segundo semestre da Federação Paulista de Futebol (FPF) para clubes que buscam cenário nacional, não contará com a participação do Noroeste. A difícil decisão foi tomada pela atual gestão noroestina após colocar na “balança” todas as obras exigidas pela própria FPF, para que o clube de Bauru as conclua até dezembro.

As cifras são milionárias e compreendem a troca do gramado do Alfredão, da atual (e antiga) grama mato grosso para o tipo bermuda, reformas no vestiário do time visitante, no setor de filmagens e transmissão dos jogos, cozinha e centro de treinamento. Também será avaliado colocar o gramado do clube mais próximo das arquibancadas centrais.

“Precisamos deixar um pouco de lado a emoção e trabalhar com a razão nestes próximos meses”, destacou o dirigente noroestino Reinaldo Mandaliti. Informações sobre o plano vigente de sócio-torcedor (356 ativos) serão divulgadas nos próximos dias. Quem aderiu, terá benefício de pagar mais barato na Série A1, adiantou Mandaliti.

Com esta lista de obrigações, levando em conta que a Copa Paulista, além de deficitária, exigiria que o Norusca não jogasse no Alfredão, daria um enorme prejuízo sem a renda de bilheteria. Nesta situação, o Alvirrubro teria que arcar com custos de aluguel de estádio em outra cidade e das viagens, mesmo como mandante. O torcedor também teria que pagar por seus deslocamentos. Reinaldo Mandaliti destaca que a renda de bilheteria na Copa Paulista de 2023, competição em que o clube foi até as quartas de final, foi catastrófica".

Veja também

Mais do ge