TIMES

Por Redação do ge — Itu, SP


A segunda vitória do Ituano na Série B foi bastante comemorada pelo técnico Alberto Valentim. O Galo de Itu bateu a Ponte Preta por 2 a 0 e deixou a zona de rebaixamento.

Ituano vence a Ponte Preta pela Série B do Campeonato Brasileiro

Ituano vence a Ponte Preta pela Série B do Campeonato Brasileiro

Thonny Anderson e Wálber anotaram os dois gols da partida e foram os principais responsáveis pelos três pontos. Ambos, aliás, balançaram as redes pela primeira vez com a camisa rubro-negra.

Para Alberto Valentim, o triunfo foi mais importante ainda pois o Ituano reproduziu em campo o que faz em treinos, que ele revelou ser uma cobrança interna.

– A vitória é fundamental, veio em um momento muito bom. Falando dos três últimos jogos, foi uma vitória boa, jogo em casa contra um adversário muito difícil, fizemos um primeiro tempo muito bom com o Mirassol fora e por algum detalhe não voltamos tão bem para o segundo tempo. Precisávamos muito dessa vitória com uma performance positiva também, porque vínhamos treinando bem. Eu cobrava dos jogadores que nós transferíssemos o que fazemos nos treinos para os jogos. Hoje foi a cara do nosso dia a dia. Ela serve para aumentarmos a guarda, comemorar hoje e amanhã começar a treinar forte para o próximo jogo. Isso nos dá tranquilidade, é óbvio, vai tirando esse peso. Guarda altíssima para trabalhar forte – analisou.

Alberto Valentim comemora vitória do Ituano com Thonny Anderson — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

O comandante também pediu o apoio da torcida na caminhada da Série B.

– É um presente para todos, presente para a instituição, para aqueles que estão aqui no dia a dia. Quando eu cheguei, falei dos motivos de ter vindo para cá, diretoria séria, grupo que merece muito, trabalhador e de caráter. Parabéns para o torcedor do Ituano, quero pedir para que eles venham nos apoiar, venham nos prestigiar, ajudar a sermos mais uma força para nós.

Alberto Valentim falou da diferença das duas vitórias que o Galo de Itu tem na competição. A primeira foi contra o - até então - líder Sport, que hoje fecha o G-4.

– Se vocês pegarem as minhas falas antes e depois do jogo do Sport, nós tínhamos que saber sofrer muito. Não que não tivéssemos que sofrer hoje também, porque a Ponte teve oportunidade de fazer gol, mas por tudo aquilo que o campeonato apresentou até agora, o Sport tem um elenco muito forte, é um candidatíssimo ao G-4 e ao título, então tem que se adaptar e fazer um jogo consistente. Neste, talvez um mais consistente ainda e difícil contra a Ponte, que arrancou um empate contra a Chapecoense fora que tivemos dificuldade. Nós conseguimos a vitória, aliados a coisas boas nossas, fase defensiva com segurança, e ter um poder mais ofensivo com bastante chegada no último terço. Foram bastante coisas positivas – completou.

"Bastante perseverança", disse Thonny Anderson

O meia Thonny Anderson, que está atuando como "9", comemorou o golaço, que foi o primeiro com a camisa do Ituano. Segundo ele, o gol coroou a perseverança.

– Esse gol foi para o meu pai que fez aniversário, para os meus filhos também que vieram prestigiar. Feliz pelo gol, bastante perseverança, chutei umas duas, três bolas ali e não fui eficaz. Mas tenho que buscar, sou esse jogador que tenho que arriscar e fui feliz.

Thonny Anderson comemora primeiro gol com a camisa do Ituano contra a Ponte Preta — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Thonny falou da importância da vitória para o Galo de Itu.

– (É importante) tanto para a torcida quanto para o nosso elenco que vem trabalhando forte. Alguns jogos nós pudemos fazer bastante chutes a gol, ter bastante volume só que estava faltando esse jogo mais maduro. Hoje transformamos uma boa atuação em resultado, é o que importa. Agradecemos também a presença do torcedor que mesmo quando o time não vinha bem, nos apoiaram. Teve protesto, é normal, entendemos, mas convocamos eles mais uma vez para fazer esse papel porque dentro de campo vamos lutar sempre e eles são muito importantes para nós.

– O que estamos trazendo desde o começo é o aprendizado. Já erramos bastante, alguns detalhes que foram cruciais nas derrotas que já não nos permitimos mais errar, a zaga cobrando o ataque, o ataque cobrando a zaga, nos mantemos muito alerta. É algo que vínhamos construindo, fazer esse placar, ter uma performance melhor. Sempre com o jogo controlado, não sofremos, é algo que queremos construir, esse jogo mais maduro, consistente, e na frente podermos fazer os gols – disse.

O Ituano saiu da zona da degola e agora é o 14º colocado na tabela com seis pontos. O próximo compromisso da equipe é no domingo, às 18h30, contra o Avaí, no Novelli Júnior, pela oitava rodada da Série B.

Veja também

Mais do ge