TIMES

Por José Gustavo Felix — Itu, SP


O Ituano estreia na Copa do Brasil contra o São Luiz de Ijuí-RS nesta quarta-feira, às 20h30, com transmissão ao vivo e exclusiva do ge. Essa será a sexta participação do time no torneio, com as melhores participações em 2005 e 2015 quando o Galo de Itu ficou entre os 16 melhores.

A pior foi em 2018, única vez que o Rubro-Negro não passou da primeira fase. O ge relembra todas as participações do Galo no torneio nacional.

Eliminado pelo campeão

Ituano x São Paulo, Paulo Victor e Rafinha, Copa do Brasil — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Em 2023, o Ituano estreou em Manacapuru, no Amazonas, contra o Princesa de Solimões. O empate por 1 a 1 deu a classificação ao Galo. Paulo Victor marcou no primeiro tempo para o clube paulista e Wesley deixou tudo igual no fim do jogo.

Na segunda fase, Jefferson Paulino foi decisivo. O Ituano empatou com o Ceará por 1 a 1 no tempo regulamentar e venceu nas penalidades por 4 a 2, com o goleiro defendendo uma das cobranças.

Na fase seguinte, o Ituano conseguiu um bom resultado no jogo de ida ao empatar com o São Paulo no Morumbi. No jogo decisivo, em Itu, o Tricolor venceu por 1 a 0 com gol de Wellington Rato e se classificou.

Veja também
+ Copa do Brasil 2024: veja os confrontos da primeira fase
+ Conheça o São Luiz de Ijuí, adversário do Ituano na Copa do Brasil

As melhores campanhas

2015

Depois de eliminar Joinville, Portuguesa e Goiás, o Ituano chegou às oitavas de final. Enfrentou o Internacional nas oitavas e foi eliminado por 4 a 1 no placar agregado.

No Beira Rio, o Colorado ganhou por 2 a 0. Os gols de Vitinho e Valdívia deixaram o Inter com boa vantagem para o jogo de volta. No interior paulista, o time gaúcho confirmou a vaga e venceu por 2 a 1. Valdívia abriu o placar, Ronaldo empatou para o Galo e Sasha decretou a vitória dos visitantes.

Ronaldo foi o vice-artilheiro daquela edição com seis gols, empatado com Ricardo Oliveira, dois atrás de Gabigol que fez oito.

  • Primeira fase
    Ituano 3x0 Joinville
    Joinville 1x0 Ituano
  • Segunda fase
    Ituano 1x1 Portuguesa
    Portuguesa 1x2 Ituano
  • Terceira fase
    Ituano 2x0 Goiás
    Goiás 3x1 Ituano (naquela edição havia a regra do gol fora)

Ituano x Internacional, Copa do Brasil, Ronaldo, — Foto: Miguel Schincariol/ Ituano FC

2005

Em 2005, após eliminar Atlético-SC e Fortaleza, chegou às oitavas de final, e enfrentou outro gigante: o Atlético Mineiro do técnico Tite.

No jogo de ida, empate sem gols no Novelli Júnior. Na volta, em Belo Horizonte, o alvinegro selou a classificação ao vencer por 3 a 1 com gols de Fábio Júnior (2) e Rodrigo Fabri. Joelson descontou para os visitantes.

  • Primeira fase
    Atlético-SC 0x0 Ituano
    O Atlético-SC foi eliminado por escalar um jogador de forma irregular.
  • Segunda fase
    Ituano 2x0 Fortaleza
    Fortaleza 2x1 Ituano

Eliminações do Ituano na Copa do Brasil

  • 2023: Eliminado na terceira fase para o São Paulo
  • 2018: Eliminado na primeira fase para o Uberlândia
  • 2015: Eliminado nas oitavas de final para o Internacional
  • 2005: Eliminado nas oitavas de final para o Atlético-MG
  • 2003: Eliminado na segunda fase para o Goiás nos pênaltis

Uberlândia, Ituano, Copa do Brasil de 2018 — Foto: Fernando Aquino/UEC

Veja também

Mais do ge