TIMES

Por José Gustavo Felix — São Paulo


A Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acabou nesta quinta-feira, teve como atração 36 estrangeiros entre os 3.745 atletas inscritos. Esses gringos representaram 19 países de quatro continentes diferentes e marcaram 39 gols nesta edição.

Melhores momentos | Corinthians 1 x 0 Cruzeiro pela final da Copa SP de Futebol Júnior

Melhores momentos | Corinthians 1 x 0 Cruzeiro pela final da Copa SP de Futebol Júnior

Em outras temporadas, a Copinha chegou a contar até com times de outros países entre os participantes, da Argentina, Uruguai e até do Japão. No entanto, isso não acontece há dez anos.

O artilheiro

O boliviano Enzo Monteiro foi o estrangeiro com mais gols e o vice-artilheiro da competição com sete. O centroavante santista marcou contra: Remo (2), Nova Venécia, Água Santa (2) e São Bernardo (2).
O Menino da Vila é destaque há algum tempo. O gringo marcou 10 vezes no Campeonato Paulista Sub-20 de 2023 e quatro vezes em 2022 quando foi campeão.

Enzo Monteiro comemora gol na vitória do Santos sobre o Remo por 2 a 1, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Ganês e venezuelano se destacam

O segundo gringo com mais gols na Copinha 2024 foi o lateral-esquerdo Quarcoo, que é ganês e marcou seis vezes. As vítimas foram: América-MG, Comercial de Tietê (2), Ivinhema e Capivariano (2). Fez o mesmo número de gols do paraguaio Freddy do Grêmio.

Outro que se destacou foi o venezuelano Kervin Andrade, que anotou três gols na Copa São Paulo 2024: dois contra o CRB e um contra o Vocem.

O meia recebeu sua primeira oportunidade entre os profissionais do Fortaleza e já até balançou as redes contra o Horizonte, pelo Campeonato Cearense. O jovem chegou ao Leão em 2023, após se destacar no Tournoi Maurice Revello e ser chamado pela seleção venezuelana.

Kervin comemora primeiro gol pelo profissional do Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Todos os gols dos gringos da Copinha 2024

  • 7 gols: Enzo Monteiro (boliviano do Santos)
  • 6 gols: Freddy (paraguaio do Grêmio) e Quarcoo (ganês do Capital-DF)
  • 4 gols: Miguelito (boliviano do Santos)
  • 3 gols: Kervin Andrade (venezuelano do Fortaleza)
  • 2 gols: Kelvin (colombiano do Bragantino), Faisal (ganês do São Paulo), Hassan (ganês do XV de Piracicaba), Tomi Montefiore (argentino do Juventude) e Kadir (panamenho da Portuguesa)
  • 1 gol: Valentín (argentino do Internacional), Sánchez (equatoriano do América-MG), e Enzo (filho do Fernandão, o jogador do Internacional também tem nacionalidade francesa).

Veja também

Mais do ge