TIMES

Por Redação do ge — Santos, SP


As meninas de ginástica rítmica de Santos conquistaram resultados importantes em competições nacionais e internacionais.

Além do ótimo desempenho da equipe, a Cidade conta com uma atleta com chances de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Gabriela Paixão pode representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

De 4 a 8 de outubro, Eloá da Costa foi o destaque da competição e Yasmim Maia conquistou o bronze na fita, na bola e no individual geral, na Copa Alemania de Gimnasia Rítmica, ambas na categoria AC4 - 13 anos.

Já entre os dias 18 e 22, elas brilharam no Campeonato Nacional, disputado em São Bernardo do Campo. Na categoria Pré-infantil 2, Giovana Gifoni foi prata (mãos livres), ouro (corda) e campeã geral nacional N2.

No Pré-infantil 1, Alice Caroline Inácio foi ouro (mãos livres e cordas) e levou o título de campeã geral nacional N1. Júlia Diniz foi prata (mãos livres) e bronze (Individual Geral). O trio Pré-Infantil (formado pelas ginastas Beatriz Venturelli, Clara Miki e Sofia Oliveira) foi campeão nacional.

Na categoria Infantil 1, Ana Luiza Confúcio foi a campeã geral nacional N1 com dois ouros (mãos livres e bola). Sarah Coninck foi bronze (mãos livres). O trio Infantil (formado pelas ginastas Manuela Pires, Teodora Ianuzzi, Hanna Simões e Yasmim Rico) foi vice-campeão nacional.

O conjunto Adulto (formado pelas ginastas Aryane Oliveira, Ana Carolina Campanaro, Larissa Teles, Maria Fernanda Camacho e Thayna Cardoso) conquistou o bronze.

Joia na seleção brasileira

A santista Gabriela Paixão foi convidada pela Confederação Brasileira de Ginástica para realizar testes, que definirão o conjunto que representará o País nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Gabriela já está em Aracaju (Sergipe), onde ficará até o final de dezembro. Durante este período, aprenderá coreografias novas, participará de sessões diárias de treinamentos e terá todo o respaldo da equipe multidisciplinar da CBG para obter sucesso na preparação.

De acordo com o técnico Thiago Hermenegildo, os resultados em nível nacional e internacional, além da convocação da ginasta santista, são frutos de um trabalho que vem sendo feito desde a base, com as escolinhas da modalidade espalhadas pela Cidade, em clubes, vilas criativas, entre outros espaços.

Equipe de Ginástica Ritmica de Santos é destaque no Brasil e exterior — Foto: Divulgação/Michael Santos

– São cerca de 400 pessoas praticando a ginástica rítmica e podemos selecionar as melhores. E, com o apoio da Fupes, do Santos F.C, da Cepe 2004, fazer esse trabalho de rendimento. As sementes que foram plantadas estão começando a florescer – explica.

O trabalho da modalidade em Santos é tão bem-conceituado que duas ginastas da seleção colombiana estão na Cidade para um estágio de um mês com a equipe santista. Eles buscam se aperfeiçoar e se preparar para o Nacional colombiano, que é classificatório para os torneios continentais e o Mundial.

Veja também

Mais do ge