Os atletas Guilherme Pradella e Thaissa Oliveira foram os destaques da 1ª etapa do Circuito Nacional de Wrestling 2024.
A competição foi realizada no último fim de semana, na Arena de Lutas Aline Silva, no Sesi Cubatão. O nome do local homenageia a única medalhista mundial do wrestling brasileiro entre homens e mulheres e ex-atleta do Sesi.
Thaissa, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2021, foi campeã do estilo livre feminino 68 kg e Guilherme Pradella foi o vencedor do estilo livre masculino, na divisão 125 kg.
O circuito deste ano conta com três etapas, sendo que cada uma delas é referente às regiões nos locais que serão realizadas. A inicial, por exemplo, foi a etapa sul-sudeste, no SESI-Cubatão e contou pontos para o ranking da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), além de título para os atletas vencedores.
Os três primeiros colocados do ranking nacional no fim de 2024 em cada categoria estarão aptos a reivindicarem a vaga no Programa Bolsa Atleta. No total, 380 atletas se inscreveram na competição. As classes etárias foram divididas em três estilos: greco-romano masculino, estilo livre feminino e estilo livre masculino:
Infantil: 7 a 8 anos, 9 a 10 anos, 11 anos e 12 anos
Sub-15: 13 a 15 anos
Sub-17: 15 a 17 anos
Sub-20: 18 a 20 anos
Sênior: Acima de 18 anos
Próxima etapa
A 2ª etapa Norte-Nordeste será em João Pessoa, na Paraíba, no mês de junho. A terceira e última acontece em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, em setembro.
Sobre a CBW
A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).
Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade.
A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.
Veja também