TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


A Fifa determinou que o Almería, da Espanha, deverá pagar "apenas" 3,3 milhões de euros (R$ 17,6 milhões) ao Santos pela contratação do zagueiro Kaiky. O defensor foi negociado em 2022 por 7 milhões de euros (cerca de R$ 37,7 milhões na cotação daquela época), a serem em cinco parcelas anuais até 2026. No entanto, parte do valor vai quitar uma dívida do Peixe com o Fisco espanhol.

Neste ano, o Santos havia movido um processo contra o Almería na Fifa por causa da venda de Kaiky. O clube brasileiro alegava que os espanhóis não haviam honrado com os pagamentos.

Em 2022, quando o Almería oficializou a compra de Kaiky, o Fisco penhorou os recebíveis do Peixe por causa de uma dívida envolvendo a transferência do atacante Neymar ao Barcelona. O governo espanhol cobra 3,3 milhões de euros dos brasileiros.

Santos e Almería tinham um acordo para a antecipação de três parcelas, que totalizavam 4,5 milhões de euros. Apesar da ação do Fisco, o Santos entendeu que teria direito à diferença entre as cifras destinadas à receita e o valor total da compra (851,1 mil euros, além de 5% de juros), o que não foi pago.

Kaiky marca Vinicius Junior Campeonato Espanhol — Foto: REUTERS/Jon Nazca

Em sua defesa, o Almería alegou que o Santos agiu de má-fé ao não informar sobre a dívida com o Fisco espanhol e cancelou a antecipação das parcelas, tendo a equipe espanhola pago a primeira delas, no valor de 1,5 milhão de euros, direto ao governo espanhol para quitação da dívida.

Na decisão, a Fifa reconheceu que o valor da primeira parcela da negociação foi paga ao Fisco espanhol. O juiz ainda decidiu que a parcela deste ano, também no valor de 1,5 milhão, será destinada para quitação da dívida do Peixe.

Já a parcela de 1,5 milhão de euros a ser quitada em outubro de 2024 terá o abatimento de 374 mil euros para encerrar os débitos do Santos com o fisco da Espanha. O Peixe ficará com 1,1 milhão de euros restantes.

Marcelo Fernandes venceu os 3 primeiros jogos em que comandou o Santos

Marcelo Fernandes venceu os 3 primeiros jogos em que comandou o Santos

As demais parcelas a serem pagas em 2025 (1,5 milhão de euros) e 2026 (1 milhão de euros) serão pagas diretamente ao Santos. Contudo, o clube ainda deverá devolver 274,7 mil euros ao Almería. O valor é referência ao pagamento de uma taxa de transferência bancária que a equipe espanhola havia feito antes de a operação ser cancelada.

Além disso, Santos e Almería terão que pagar as custas processuais, avaliadas em 25 mil dólares. Cada clube terá que arcar com 12,5 mil dólares. O Peixe já havia pago 5 mil dólares, a título de adiantamento de custas no início do processo.

Veja também

Mais do ge