TIMES

Por Juliana Vaz — Santos, SP


O dia 8 de abril de 2024 ficará marcado para sempre na memória do técnico Sérgio Guedes.

Era uma segunda-feira, um dia após a eliminação da Portuguesa Santista na semifinal do Campeonato Paulista Série A2, quando o treinador começou a sentir pontadas no peito e foi a pé até o hospital Frei Galvão, em Santos.

Sérgio Guedes fala sobre bastidores da Briosa que desencadearam no infarto

Sérgio Guedes fala sobre bastidores da Briosa que desencadearam no infarto

- Fui surpreendido, não tinha ideia do que era. Fui até o hospital e lá fiquei sabendo que era um infarto”, disse, o agora ex-treinador do clube, em entrevista exclusiva ao ge; confira a íntegra no vídeo acima.

Medicado e sem dores, Guedes foi transferido para um centro especializado em pacientes cardíacos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde passou por um procedimento de cateterismo.

O treinador acredita que as dificuldades internas da Briosa influenciaram diretamente para agravar problemas de saúde.

Sérgio Guedes revela que a conquista da Copa Paulista não fez bem ao clube — Foto: Reprodução/TV Tribuna

- Estimulado por uma série de razões, imagino eu, mas a derradeira talvez o desgaste e o estresse que o clube me proporcionou.

Sérgio passou a ter dificuldade para dormir e revela que dentro do clube havia um sentimento de que "não queriam que (a Portuguesa Santista) ganhasse". E, consequentemente, conquistasse o acesso a série A1 do futebol paulista.

Foram pelo menos três meses de salários atrasados. Os jogadores ameaçaram não entrar mais em campo.

- A Copa Paulista fez mal para o clube. O ego lá em cima, a ostentação. E tudo que era discutido antecipadamente, que a gente montaria o Real Madrid (...), já não tinha mais fôlego em dezembro - revela o treinador, admitindo que tirou dinheiro do próprio bolso para amenizar a crise.

- Os problemas foram se agravando no clube. Por ser daqui, por gostar e por ver um cenário positivo [dentro de campo], fui além do que eu devia e poderia. Cheguei a fazer coisas que eu não tinha que fazer. Mas tinha responsabilidade pelas pessoas que estavam perto de mim.

Futuro na Série A2

Recuperado do infarto e fora da Portuguesa Santista, Sérgio Guedes conta que já recebeu propostas para dirigir equipes da primeira e segunda divisão do Campeonato Paulista. Ele não revelou os times, mas adiantou que prefere trabalhar na Série A2 do estadual.

- Eu tenho um sentimento de que a primeira divisão é permanência, não ser rebaixado. Acho difícil conquista. Torneio de acesso te dá possibilidade de ganhar, e eu me motivo muito com isso! - finaliza.

Sérgio levou a Briosa até a semifinal da Copa Paulista — Foto: Gustavo Machado/Agência Briosa

Veja também

Mais do ge