TIMES

Por Cairo Oliveira e Rubens Avelar* — Araraquara, SP


A zagueira Luana se declarou à Ferroviária ao relembrar a trajetória dele no clube. No profissional desde 2015, mas em Araraquara (SP) desde a as categorias de base das Guerreiras Grenás, a hoje capitã da equipe soma mais de 200 partidas com a camisa afeana e 21 gols.

– Tudo que eu conquistei foi aqui. Foi o clube que me abriu as portas para começar no futebol feminino – disse a zagueira de 25 anos.

Conheça Luana, zagueira da Ferroviária

Conheça Luana, zagueira da Ferroviária

Ao longo dos oito anos como profissional na Locomotiva, Luana tem no currículo dois títulos da Libertadores (2015 e 2020) e um Brasileiro (2019), conquista gravada na pele da jogadora em uma tatuagem na perna.

– Eu tatuei só essa porque foi um título que foi muito improvável, e a maneira de como a gente fez acontecer, em cima do Corinthians, que eu acho que foi o melhor elenco o de 2019. Ganhar lá (no Parque São Jorge), com o estádio cheio. Acho que foi a primeira vez que eu joguei com um estádio tão cheio assim – ressaltou a jogadora.

Luana, zagueira da Ferroviária tem 210 partidas pelo clube e 21 gols marcados, — Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

Cobradora de pênaltis

Foi justamente na campanha do Brasileiro de 2019 que a zagueira se descobriu, também, cobradora de pênaltis da Ferroviária.

Os jogos de mata-mata, incluindo a final, foram todos decididos nas penalidades máxima e a jovem jogadora não sentiu a pressão de ir para as cobranças.

– Em 2019, quando a gente foi para as finais, aconteceu de irmos para muitas decisões de pênaltis. Desde então, mesmo eu sendo nova, eu comecei a encarar e bater os pênaltis, e foi ficando mais fácil. Essa responsabilidade eu sempre gostei também de assumir – contou uma das principais batedoras da Ferroviária na temporada.

Ferroviária comemora título do Brasileirão Feminino em 2019. — Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Seleção Brasileira

A defensora não esconde o sonho de defender a Seleção Brasileira principal. Com a amarelinha, a zagueira já atuou nas categorias sub-18 e sub-20, da qual foi campeã sul-americana em 2018.

– Eu tenho o sonho de chegar seleção (brasileira) principal, de conquistar títulos lá. O que a gente vai colher no futuro é fruto do que a gente está plantando agora. Então se eu me dedicar todos os dias, e fizer o meu melhor hoje, eu tenho certeza que vou colher grandes coisas lá na frente – completou.

Neste ano, Luana conquistou o vice-campeonato Brasileiro com a Ferroviária ainda tem duas disputas pela frente: Copa Paulista, destinada aos times que ficaram entre 5º e 8º lugares na primeira fase do Paulistão, e a Ladies Cup.

Na competição estadual, a Ferroviária encara o São José nesta terça-feira, às 15h, em São José dos Campos (SP), na partida de ida da semifinal. O confronto de volta está marcado para domingo, às 17h, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

*Sob supervisão de Vinícius Alves

Veja também

Mais do ge