TIMES

Por João Fagiolo — Franca, SP


Com o quarto 0 a 0 seguido na fase de mata-mata da Série A4 do Campeonato Paulista, a Francana fez valer o regulamento e sua melhor campanha na etapa de classificação e conseguiu o acesso à Série A3 de 2025. A Veterana segurou o Ska Brasil no Lancha Filho lotado e assegurou seu retorno à terceira divisão após nove anos.

Francana empatou mais uma na Série A4 e conseguiu acesso à Série A3 ao eliminar Ska Brasil — Foto: Marcos Limonti

A final da Série A4 será entre Francana e Rio Branco-SP, que despachou o XV de Jaú na outra semifinal, ao vencer por 3 a 0, no Zezinho Magalhães. Os dois times estarão na Série A3 do próximo ano. Já Xv e Ska permanecem mais uma temporada na A4.

Para deixar a quarta divisão, que a Francana disputou em sete oportunidades desde que caiu da A3 em 2015, a equipe do técnico Wantuil Rodrigues foi a melhor na primeira fase, com nove vitórias, três empates e três derrotas. Nas quartas de final, passou por União Barbarense com dois empates por 0 a 0, o que se repetiu na semifinal diante do clube de Santana de Parnaíba (SP).

O jogo

Os donos da casa foram superiores nos minutos iniciais e chegaram a acertar a trave com o meia-atacante Andrey, aos 15 minutos, e depois, na sobra, o centroavante Bruno Henrique chutou em cima do goleiro Lucas Bergantin.

Jogadores da Francana no Lancha Filho celebram presença de público e retorno à Série A3 do Paulista — Foto: Marcos Limonti

Esse susto parece ter acordado o time de Santana de Parnaíba (SP), que de pressionado passou a pressionar a Francana, especialmente nas bolas paradas. Mas foi com ela rolando que o Ska teve a melhor chance da primeira etapa, com Rafael Lucas, aos 31 minutos. Ele dominou quase na pequena área, mas errou a finalização.

O segundo tempo foi bastante nervoso, e o cenário de decisão influenciou os times em campo, que erraram muitos passes e pouco conseguiram construir. A melhor chance foi da Francana, em cobrança de falta na área que Pedro Policarpo cabeceou pra fora, aos 24 minutos.

No fim, o Ska buscou pressionar, mas na única chance que teve, num chute de longa distância, Vinicius Cima conseguiu fazer a defesa.

Veja também

Mais do ge