TIMES

Por Redação do ge — Ribeirão Preto, SP


Botafogo-SP e Comercial fazem a 172ª edição do clássico Come-Fogo na noite desta terça-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet pela quarta rodada da Copa Paulista. O ge faz a cobertura do duelo em Tempo Real (clique aqui para acompanhar).

Os rivais de Ribeirão Preto (SP) não se enfrentam no profissional há dois anos. Em 2022, também pela Copa Paulista, o Tricolor venceu em casa por 1 a 0 e fora por 3 a 1.

Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet recebe Come-Fogo 172 — Foto: Divulgação/Portuguesa

Ao todo, o Botafogo tem 63 vitórias e marcou 220 gols. Já o Comercial venceu 49 vezes e balançou as redes em 211 oportunidades. O clássico ainda tem 59 empates.

Os clássicos deste ano serão com torcida única pela primeira vez na história do clássico, por determinação da Federação Paulista de Futebol após recomendação do Ministério Público.

O canal Futebol Paulista e a TV Botafogo transmitem o jogo ao vivo no YouTube.

Como chega o Botafogo?

Na Copa Paulista, o Tricolor folgou na primeira rodada e estreou somente na segunda, com uma derrota em casa por 2 a 0 para o Monte Azul. Depois, empatou sem gols com o Barretos na casa do adversário. O time é o lanterna do grupo 2 com um ponto.

Por conta da Série B, o time tem usado um time alternativo na Copa Paulista. O técnico é Alexandre Faganello, auxiliar de Paulo Gomes. Nenhum porta-voz do clube foi escalado para dar entrevistas antes do clássico.

Na véspera do Come-Fogo, o clube inscreveu o atacante Emerson Negueba, que deve aparecer entre os titulares nesta terça ao lado de João Costa, que foi relacionado para os clássicos de 2022, Fillipe Soutto, Carlos Manuel e Leandro Pereira, que também têm atuado na Série B. O zagueiro Matheus Costa também está inscrito na Copa Paulista.

O provável Botafogo tem Victor Souza; Thassio, Ericson, João Maranini (Matheus Costa) e Rafinha; Fillipe Soutto, João Costa e Carlos Manuel; William, Leandro Pereira (Pedro Severino) e Emerson Negueba.

Último treino do Botafogo-SP antes do Come-Fogo pela Copa Paulista 2024 — Foto: João Victor Cristovão / Agência Botafogo

Como chega o Comercial?

O Leão do Norte tem dois empates na competição. Na primeira rodada, ficou no 1 a 1 fora de casa com o Barretos. Depois, folgou na segunda rodada e, no duelo com a Francana, no Palma Travassos, o placar ficou zerado. O time é o terceiro colocado do grupo 2 com dois pontos.

Diferentemente do rival, o foco do Comercial está só na Copa Paulista. Com o elenco totalmente reformulado após a Série A2, o Alvinegro usará o time principal no duelo desta terça. Na segunda, o atacante Yuri, de 18 anos, assinou o primeiro contrato profissional com o Leão. Ele foi um destaques do Paulista sub-20 e está relacionado para a partida.

- Nesse período que eu estou aqui, antes mesmo de iniciar a competição, só se falava em Come-Fogo. Não tinha nem saído a data do jogo e já se falava nele. É diferente. Dentro do futebol eu vivenciei muitos clássicos, sei o que representa e o quanto é importante quando você tem um bom desempenho e vence. Acredito muito, pelo que temos feito na competição e no dia a dia de trabalho, que temos grandes chances e perspectivas de fazer um bom jogo e conseguir uma vitória, que, além da pontuação na chave, [seria importante] principalmente ao nosso torcedor – destacou o técnico Betinho na coletiva de imprensa antes do clássico.

O provável Comercial tem Marcos; Ninho, Guilherme Café, Guilherme Teixeira e Yan; Emerson Muller, Emerson Silva, Calixto e Khawhan; Gustavo Henrique e Valdo Bacabal.

Comercial faz treino aberto antes de clássico contra Botafogo-SP — Foto: Bruno Bellomi/Comercial FC

Arbitragem

  • Árbitro: Lucas Canetto Bellote
  • Assistentes: Mauro André de Frentas e Izabele de Oliveira
  • Quarto Árbitro: Igor Henrique Evas Roberto

Lucas Canetto Bellote, árbitro da Federação Paulista de Futebol — Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

Veja também

Mais do ge