futsal

TIMES

Por Adilson Vieira, Roberto Kawasaki, Vinicius Alonso e Vinicius Pacheco — Dracena, SP


O Dracena finalizou na última quarta-feira (12) a "preparação caseira" para a final da Copa da LPF. De manhã, a equipe treinou no Ginásio Dovilho Moura. À tarde, o palco foi o Alaor Ferrari. No início da madrugada desta quinta (13), entrou na agenda a longa viagem até o Vale do Paraíba.

Treinos e viagem marcam as últimas horas do futsal dracenense

Treinos e viagem marcam as últimas horas do futsal dracenense

Serão cerca de 800km de estrada cortando o estado. O time se programa para ficar hospedado em Roseira, cidade a cerca de 20km do Ginásio Tobias Salgado, da Associação Atlética Ferroviária, em Pindamonhangaba. A decisão em jogo único será na sexta (14), às 19h30.

– Está sendo uma semana boa de trabalho até aqui, tranquila. Os meninos sabem da responsabilidade, mas também a gente conversa bastante sobre aproveitar o momento. Na nossa profissão, dificilmente chegamos a finais em todos os anos, todo campeonato. Falo para eles aproveitarem o momento – disse o técnico Emerson Nena, que é do Vale do Paraíba, natural de Aparecida.

Viagem do "confiante" Dracena começou no início da madrugada desta quinta — Foto: Vinicius Alonso / TV Fronteira

Consta no regulamento que a Liga tem a prioridade na hora de definir o mando da partida da final. A opção por levar o jogo para a casa da equipe de melhor campanha desagradou aos dracenenses, principalmente quanto à forma como a "negociação" foi conduzida (saiba mais sobre a polêmica abaixo).

Questionado, Nena preferiu não opinar sobre o assunto extraquadra. Na pergunta anterior, analisou o que espera dos 40 minutos de bola rolando – mais acréscimos e pênaltis, se necessários.

– Será um confronto muito difícil. Jogar em casa tem, sim, sua vantagem, como ocorreu para a gente contra o Taubaté. Vamos ter que jogar contra tudo e todos lá.

Na quarta, Emerson Nena realizou últimos ajustes em quadra — Foto: Vinicius Alonso / TV Fronteira

Polêmica

Em outras temporadas, finais de jogo único foram realizadas em quadra neutra. Em 2021, o Dracena ficou com o vice da Copa diante do Barão, de Ribeirão Preto, em Barueri. No ano anterior, os dracenenses conquistaram o título da Liga Paulista em Araraquara, contra o Pulo, de Campinas.

A diretoria dracenense utilizou as redes sociais na última quinta para divulgar uma "nota de esclarecimento", demonstrando sua insatisfação na condução da escolha da sede (leia abaixo).

A TV Fronteira procurou a organização do campeonato, que se posicionou por meio de nota:

A Tempersul/Dracena não concordou com a prorrogação da data da partida final, este seria o ponto determinante para tal.

A não concordância, fez com que a LPF ficasse impossibilitada de 'comercializar' as finais para uma outra cidade, o que na forma de praxe, contemplaria outras três decisões, (sub-20 masculino e feminino e adulto feminino).

Pindamonhangaba, inclusive, queria sediar as finais em sua totalidade, mas isso não foi possível, porque a Tempersul/Dracena não concordou com a alteração de datas, que era a primeira prerrogativa para tal.

Assim sendo, respeitando a decisão da equipe de Dracena, não restou outra opção a LPF, senão a de seguir a forma natural da competição, de realizar a partida nos domínios da equipe que realizou a melhor campanha na competição, no caso a equipe de Pindamonhangaba.

Veja também

Mais do ge