futsal

TIMES

Por João Paulo Tilio — Pindamonhangaba, SP


Pinda e Dracena vão se acostumando a realizar confrontos agitados. Depois de dois jogos terminados com o placar de 3 a 3 no ano passado, o primeiro encontro entre eles na atual temporada não ficou atrás. Com direito a gol de goleiro, o time do Vale do Paraíba virou, venceu de 2 a 1, subiu do quinto lugar para a vice-liderança da Liga Paulista de Futsal (LPF) e impôs a primeira derrota ao adversário. O duelo válido pela quarta rodada foi disputado na noite desta terça-feira (15), no Ginásio de Esportes Tobias Salgado (da Ferroviária), em Pindamonhangaba.

O único gol do primeiro tempo foi dracenense, de Simas. Na segunda etapa, o goleiro Diego empatou, e Vitinho virou. A terceira vitória em três jogos – segunda seguida em casa – fez os pindamonhangabenses alcançarem os mesmos nove pontos do Taubaté, mas ficarem atrás no saldo de gols.

Vitinho finalizou com liberdade e fez o gol da vitória — Foto: Ferroviária Pinda / Youtube / Reprodução

O time da Cidade Milagre permanece com seis pontos. Além de ter sido ultrapassado pelos rivais desta terça e cair para o quinto lugar, poderá perder mais uma posição, caso o Pulo, de Campinas, vença nesta quarta (16) a Wimpro, em Guarulhos.

Já na sexta (18), às 19h30, o Dracena volta a viajar. Enfrenta o Araraquara, no Ginásio Gigantão. O Pinda só volta a jogar no dia 24 , às 19h30, novamente em casa, contra o Barão.

Ao final das 13 rodadas da primeira fase, os quatro primeiros avançam diretamente às quartas de final. Os classificados entre o 5º e o 12º lugar vão para a segunda fase.

O jogo frenético

A rede só balançou uma vez no primeiro tempo, mas a etapa foi quente, com dois momentos distintos. O Pinda dominou nos 13 minutos iniciais. O Dracena comandou os seguintes.

Durante o bom momento dos mandantes, o pivô Tuiu finalizou três vezes com perigo, uma delas no travessão. Quase saiu um golaço quando Vitinho arriscou da própria quadra, e Tiago Loose se esticou evitando o gol de cobertura. O goleiro apareceu de novo após falta perigosa, em lance concluído por Cleitinho.

Bicampeões em 2020 e 21 abriram o placar no contra-atque — Foto: Ferroviária Pinda / YouTube / Reprodução

Incomodado com a atuação de seu time, Reginaldo Silva pediu tempo técnico. O treinador queria atenção a Tuiu e rapidez na troca de passes. Deu certo! Os visitantes criaram três chances perigosas. A principal delas foi desperdiçada por Negreti, finalizando em cima do arqueiro Diego, de dentro da área.

Na quarta oportunidade, não houve desperdício. Os donos da casa cobraram falta perto da risca da área, e a equipe da Cidade Milagre desceu no contra-ataque. Isaac arrancou pelo lado esquerdo e cruzou para o artilheiro dracenense no ano anotar mais um. Simas fez seu sétimo na temporada, o segundo na LPF.

E dava para ter ido com vantagem maior ao vestiário se não fosse Diego. O Dracena seguiu criando e viu o camisa 1 operar um milagre. Bryan recebeu dentro da área e fuzilou, buscando o alto da meta. O goleiro se jogou na bola, de braços abertos, e salvou. Antes disso, em uma rara chegada do Pinda na reta final do primeiro tempo, Cleitinho finalizou na trave depois de roubada de bola na quadra de ataque.

Diego arriscou da própria quadra, contou com desvio e empatou — Foto: Ferroviária Pinda / YouTube / Reprodução

O Pinda armou uma blitz na volta do intervalo e virou a partida antes da metade do segundo tempo. No começo da etapa, Diego finalizou de longe, a bola desviou em Simas e morreu no fundo das redes. Ele tinha tentado essa mesma jogada no lance anterior e no primeiro período.

Doze minutos antes do fim, Vitinho recebeu com liberdade no canto da quadra e finalizou cruzado, sem chances para Tiago Loose, que tinha evitado a virada em lances anteriores. O camisa 10 e capitão pindamonhangabense soma agora quatro tentos na LPF.

Ele teve chance de marcar de novo quatro minutos depois. Com a defesa toda desarrumada, o Dracena perdeu a bola, e Vitinho desceu sem marcação. Mesmo tendo Tuiu ao lado, decidiu finalizar. Tiago defendeu.

Os dracenenses foram em busca do empate nos minutos finais. Isaac girou no pivô e finalizou, parando no camisa 1. Bryan fez jogada pelo lado, e Dé quase empurrou ao fundo das redes. Alanzinho entrou em quadra como goleiro-linha. O Pinda estava pressionado pelas cinco faltas coletivas, mas soube administrar o ímpeto rival. Na última grande chance do empate, Simas arriscou de longe, e Diego esticou o pé. Isaac ainda foi expulso, ao receber o segundo amarelo por impedir a cobrança de lateral.

Veja também

Mais do ge