TIMES

Por Aline Costa, Paulo Taroco e Rildo Silva, Redação do ge e TV Fronteira — Presidente Prudente, SP


Dezessete dias de preparação e o mesmo tanto praticamente até a estreia na Copa Paulista. O Grêmio Prudente atingiu a metade desta intertemporada, nesta quinta-feira (30), e o goleiro Luiz foi um dos que falaram sobre o atual estágio da preparação. Além dele, o auxiliar técnico Jadson Oliveira deu detalhes do amistoso certo na agenda.

O integrante da comissão técnica é uma das novidades para a Copa Paulista e chegou a Prudente após ter sido treinador do Operário (MT) no primeiro semestre. Jadson comentou a busca por testes preparatórios, nos dias restantes de treinamentos até a estreia, no dia 16, contra o Vocem, em Assis.

Jadson Oliveira falou da preparação, de sua chegada ao Oeste Paulista e de amistosos — Foto: Ronaldo Nascimento/Grêmio Prudente

E o primeiro amistoso será nesta segunda-feira (3), diante do Maringá, time da Série D do Brasileiro e equipe do atacante Maranhão, artilheiro gremista na última A3. Existe a possibilidade, ainda, do Grêmio Prudente marcar outro amistoso contra time paranaense. No radar, estaria um jogo contra o Londrina, time uma divisão acima no nacional.

Assista à reportagem sobre a preparação do Grêmio Prudente, exibida pelo Fronteira Notícias 2ª Edição desta quinta-feira (30)

Assista à reportagem sobre a preparação do Grêmio Prudente, exibida pelo Fronteira Notícias 2ª Edição desta quinta-feira (30)

Jadson respondeu acerca da busca por reforços. Contudo, disse ser algo mais voltado às atribuições da diretoria, apesar da participação natural da comissão técnica. Também destacou o peso do desafio abraçado, uma vez que o Grêmio Prudente, desde 2020, teve como pior resultado chegar a semifinais.

– Desde a volta do Grêmio nos últimos quatro anos, é um clube vencedor. A pior colocação do Grêmio foi uma semifinal. Então, a equipe está sempre conquistando. Isso nos dá uma responsabilidade também muito grande. Porque você está chegando a um clube onde a derrota e desclassificação são palavras que não existem. Um clube vencedor, com pessoas vencedoras no seu staff. Então, a gente tem essa responsabilidade, tem que continuar esse projeto, conquistar.

Grêmio Prudente tem amistoso marcado contra o Maringá, equipe do atacante Maranhão — Foto: Bruno Araújo / Maringá FC

Papo com Luiz

Mais experiente do grupo e atleta gremista desde a temporada passada, o goleiro Luiz, de 41 anos, também falou antes do treino no Estádio Caetano Peretti. A adaptação buscada pelos novos atletas e a baixa perda física, já que o time ficou ausente dos trabalhos por cerca de 10 dias após a A3, foram citadas no bate-papo com a imprensa.

Luiz também teve perguntada uma eventual possibilidade de parar. Porém, garantiu estar com o ânimo em dia e afastou qualquer pensamento nesse sentido, ao menos até o fim da Copa Paulista. Valorizou a conquista do acesso à A2, meta traçada desde sua chegada, e garantiu também o mesmo ímpeto na busca por uma vaga em competição nacional, por meio da Copa Paulista. O campeão escolhe por jogar a Série D ou a Copa do Brasil. O vice fica com a vaga remanescente.

Experiente Luiz descreveu os dias de trabalho sob o comando de Cléber Gaúcho e garantiu "lenha para queimar" — Foto: Ronaldo Nascimento/Grêmio Prudente

O trabalho desenvolvido sob o comando de Cléber Gaúcho, iniciado há mais de 15 dias, foi detalhado. O arqueiro fez ainda suas previsões em relação à Copa Paulista, apontada como uma disputada mais equilibrada até do que à edição do ano passado.

– Vem sendo feito um trabalho bastante intenso. Ele gosta da equipe bem competitiva, uma equipe que marca bastante, isso é uma coisa que ele prega muito. Bastante intenso, então a gente vem trabalhando da forma que ele gosta. Principalmente a parte tática, começamos a fazer agora a parte da construção, inicial de jogo na parte defensiva. É uma coisa que ele gosta bastante, não gosta muito de uma equipe muito espaçada. Então, a gente está trabalhando da forma que ele gosta, cada treinador tem seu estilo.

Veja também

Mais do ge