TIMES

Por Paulo Taroco — Presidente Prudente, SP


A preparação do Grêmio Prudente para a Copa Paulista completou 10 dias nesta quinta-feira (23). E a conversa com a imprensa, antes do treino no Estádio Caetano Peretti, teve a presença de uma novidade extracampo.

Guilherme Melhado assumiu o posto de preparador físico, já com os trabalhos em andamento. Gleyson Chaves havia ocupado a vaga deixada por Jaelson Ortiz ao término da Série A3, mas precisou retornar para o Nordeste.

Guilherme Melhado, novo preparador físico do Grêmio Prudente, contou sua trajetória, que inclui formação acadêmica ainda durante o período como atleta — Foto: Paulo Taroco/ge

O novo integrante da comissão técnica tem 40 anos. E é mais um conhecido do treinador gremista, Cléber Gaúcho. Os dois trabalharam juntos no Velo Clube, equipe em que conquistaram o acesso na Série A3 de 2020.

Rio Claro, aliás, é a terra não somente do Velo, como também de Melhado. Ao ser perguntada sua trajetória, o preparador físico lembrou que o início para valer no futebol ocorreu aos 17 anos, ainda como atleta.

Guilherme Melhado conversa com Cléber Gaúcho (de boné preto) durante o treino desta quinta-feira (23); dupla se reencontra no Grêmio Prudente — Foto: Paulo Taroco/ge

Esse começo inclui passagem pelo São Paulo, onde pertenceu à geração de Kaká, no decorrer da década de 1990. Por lá, dividiram atividades além do futebol, por exemplo, na escola. A resenha colocou Guilherme Melhado "contra a parede", e o preparador físico abraçou o clima de brincadeira.

– Então, o senhor que ensinou o Kaká a chutar? – escutou durante a entrevista.

– Até que se prove ao contrário, sim! – riu e respondeu, ao devolver a brincadeira.

Mas a carreira como atleta durou até os 31 anos. Mesmo antes de parar, começaram os estudos, de olho na sequência profissional no futebol assim que pendurasse a chuteira. Ao parar, fez especialização na área da fisiologia.

Carcará chegou ao 10º dia de preparação para a Copa Paulista — Foto: Paulo Taroco/ge

Atuando como preparador, o currículo envolve, além do Velo, passagem por São Bento, XV de Piracicaba, Brasiliense e Cascavel, onde também celebrou acesso. Como atleta, a base do Cruzeiro foi outro destino. Ao se profissionalizar, jogou como lateral-direito na Inter de Limeira, São Bento, Rio Claro e Velo Clube.

– Apesar de parecer jovem (conforme também a pergunta), deu para dar uma boa rodada no futebol – comentou Melhado.

Sobre o tempo hábil para preparar o grupo, Melhado classificou como suficiente o prazo até a estreia. O Grêmio Prudente inicia a caminhada na Copa Paulista em 16 de junho, contra o Vocem, em Assis.

– É uma equipe que já vem do Paulista. Então, já tem uma base montada. E os atletas que vêm chegando são atletas que estavam em atividade nos clubes. É o tempo ideal, até porque os jogos são aos finais de semana, não são jogos como no Paulista, também durante a semana. Tem como crescer no campeonato. É o tempo ideal para chegar ao ponto exato para a estreia.

Novo preparador gremista também avaliou o tempo de trabalho, visto como ideal até a estreia na Copa Paulista — Foto: Paulo Taroco/ge

Veja também

Mais do ge