TIMES

Por Redação do ge — Presidente Prudente, SP


O Grêmio Prudente apresentou o técnico Cléber Gaúcho na noite desta terça-feira (14). E o segundo dia de trabalho do novo comandante, esta quarta-feira (15), já começa com mais uma novidade no elenco, uma vez que a primeira conversa com a imprensa revelou a chegada do volante Anderson Brito. Além disso, dentre os assuntos, o treinador descreveu seu perfil "sangue no olho" e prometeu protagonismo na Copa Paulista.

– Sou um perfil basicamente de sangue de olho, de intensidade, de estar à beira do campo jogando com a equipe – disse o técnico no começo do bate-papo.

Terça-feira foi marcada por primeiro contato de Cléber Gaúcho com o grupo gremista e também com os jornalistas — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Quanto ao estilo, Cléber Gaúcho garantiu ainda uma equipe aguerrida, buscando volume de jogo intenso. E rebateu a ideia de que treinadores gaúchos focam apenas na marcação. Fora de campo, disse adotar o estilo "paizão", bastante ligado e comunicativo.

Reforços e conhecidos

Ao falar dos atletas com quem já trabalhou, fez uma revelação para os jornalistas: a chegada do volante Anderson Brito ao Grêmio Prudente. O meio-campista trabalhou com Cléber no Velo Clube e, na última Série A3, no Marília. E o treinador falou sobre as características do atleta.

– É um volante que pode jogar em qualquer uma das funções na meia-cancha, um jogador de mais mobilidade, que gosta de pisar na área adversária. Se você limitar um pouco, ele se incomoda e não consegue performar tanto – disse Cléber, ao também explicar que o volante já estava contratado antes do próprio treinador.

Dentre os mais conhecidos do novo comandante, estão o goleiro Luiz, o zagueiro Rodolfo Mol e o meia Rodrigo Andrade. Embora já se conheçam, os resultados do dia a dia de trabalho foram citados como fundamentais para as escolhas a seguir. E o treinador destacou a liderança exercida pelos conhecidos.

Treinador falou do estilo enérgico, ligado, e descreveu como trabalha no dia a dia — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

O tema mais reforços também apareceu na conversa. Cléber ressaltou as baixas sofridas pelo Grêmio Prudente no setor ofensivo, visto como bastante eficiente na Série A3. E até citou novamente a produtividade gremista na frente ao falar do insucesso experimentado por ele junto ao MAC no primeiro semestre, na Série A3.

A projeção é de que mais dois ou três reforços cheguem ao Carcará. Contudo, o treinador ponderou com possíveis saídas de outros atletas, os quais vêm recebendo sondagens do mercado. Para também compensar um eventual prejuízo, mais uma certeza é estar presente assistindo a jogos do sub-20, no Campeonato Paulista da categoria.

Terra natal, agenda e rotina

No decorrer da conversa, Cléber Gaúcho explicou que sua cidade natal, Camaquã, no interior do Rio Grande do Sul, não tem sofrido diretamente com as enchentes que estão castigando o território gaúcho. Mas a cidade tem servido como abrigo para as vítimas das localidades vizinhas, o que tem sido um desafio.

Ao falar sobre aceitar o convite, sobraram elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão do Grêmio Prudente desde 2020. O técnico falou sobre atender "a convocação" feita pelo clube e avaliou como "assertivas" as contratações realizadas, sobretudo na Série A3 deste ano.

Chegada de reforços também foi assunto, assim como outras possíveis saídas — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Ainda perto do meio da conversa, Cléber Gaúcho disse ter negado propostas de outros clubes, a maioria das Séries C e D do Brasileiro. A razão está voltada à necessidade de finalizar um curso da CBF. No período em que estará fora, provavelmente em agosto, ele receberá ajuda mais efetiva da comissão técnica, algo já acertado previamente com a direção.

Ao ser perguntada sua postura quanto à rotina com jornalistas, ele explicou fazer uso de forma relativa do direito de fechar os treinamentos. A estratégia poderá ter papel principal nesta etapa inicial de trabalho, com o objetivo de retardar as informações gremistas em direção aos rivais.

Primeira disputa

Campeão da Copa Paulista em 2016 e 2022 pelo XV de Piracicaba, o assunto "rivais" seguiu. Houve uma análise do grupo do Grêmio na primeira fase. Primeiro, foi destacada a força do Votuporanguense, campeão da A3 diante do time prudentino. Cléber também mencionou as opções do Mirassol, que deve utilizar atletas menos aproveitados na Série B do Brasileiro. E até o fato de conhecer menos o Vocem e o XV de Jaú, que disputaram a quarta divisão paulista, pode ser "pedra no caminho".

– A expectativa é sempre em cima disso, como a gente já beliscou esse título por duas vezes, a gente quer mais. Porém a gente a sabe que, entre os grupos da Copa Paulista, o nosso grupo é bem complicadinho.

Após quase 20 dias de folga, elenco gremista terá pouco mais de um mês para preparação — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Estreia

A estreia do Grêmio Prudente na Copa Paulista está agendada para o fim de semana do dia 16 de junho, ainda sem a tabela desmembrada (a detalhada). O adversário é o Vocem, e a partida será em Assis.

Veja também

Mais do ge