TIMES

Por Redação do ge — Presidente Prudente, SP


O atual treinador da seleção da Bolívia, Antônio Carlos Zago, aproveitou a própria festa de aniversário para arrecadar donativos em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Neste sábado, o ex-zagueiro de grandes clubes do Brasil e exterior completou 55 anos.

– Minha esposa é de Caxias do Sul. Tenho dois filhos que nasceram lá, e a família dela é praticamente toda de Caxias e Porto Alegre. O pessoal está atravessando um momento muito difícil, talvez o mais complicado da história do Rio Grande do Sul. Pessoas perdendo a vida, casa, tudo o que tinham. Então, se a gente puder colaborar de alguma maneira, é importante. E a ideia do meu aniversário, praticamente, partiu dos amigos, de a gente fazer algo beneficente mesmo – disse o ex-atleta do Juventude e técnico do Internacional, em entrevista à CBN Prudente na última sexta-feira.

Jogo beneficente foi realizado na casa de Zago, no interior paulista — Foto: Aline Costa / TV Fronteira

O encontro beneficente nesta manhã teve como endereço a casa de Zago, em um condomínio em Presidente Prudente, no Oeste Paulista – a cerca de 560km da capital. Participaram amigos e empresários da região.

A projeção é de que 11 toneladas de donativos sejam arrecadadas. A viagem da carga rumo ao Sul tem início previsto para a próxima semana, a mesma em que o treinador já estará com o pensamento voltado à convocação da seleção, agendada para quinta-feira (23), visando a um amistoso frente ao México, no dia 31 – fora de Data Fifa.

Parte dos donativos arrecadados pelo grupo — Foto: Aline Costa / TV Fronteira

Coube aos amigos Thiago Dantas, Carlos Antônio Silva, Wágner Mathias, Wagner Altair Silvério e Zé Clóvis a organização e convites feitos aos colaboradores. Thiago Dantas, aliás, na mesma entrevista, disse que mais um objetivo é incentivar outras pessoas com condições a repetirem a iniciativa, uma vez que a ajuda não tem prazo para cessar.

Estamos tentando ajudar com o mínimo que podemos. A ajuda tem que ser bem maior por parte de toda a população do Brasil, em geral, vendo o que passa o povo do Rio Grande do Sul
— Antônio Carlos Zago, técnico da Bolívia.

Técnico da seleção boliviana falou sobre a ação social no seu aniversário — Foto: Vinícius Coimbra/CBN Prudente

Tragédia no RS

Na última sexta, o estado chegou a 154 mortes em razão dos temporais. O nível do rio Guaíba segue em redução e caiu para 4,52 metros em Porto Alegre (saiba mais).

Desafio e sonho

Zago assumiu a seleção da Bolívia, a La Verde, na reta final da temporada passada. Foram duas partidas pelas Eliminatórias: vitória contra o Peru como mandante e derrota para o Uruguai fora de casa. Os três primeiros pontos quebraram uma série de quatro derrotas e devolveram ao time o sonho de chegar a uma das vagas para a Copa de 2026.

Para isso, o técnico conta ainda com uma identificação construída com o futebol boliviano recentemente. Em 2022, levou o Bolívar ao título do Apertura e à Libertadores. Contudo, o desafio agora é comandar uma renovação pela qual atravessa a La Verde.

Após o início nas Eliminatórias, a Bolívia perdeu um amistoso contra Argélia e venceu Andorra. Depois de enfrentar o México, haverá a Copa América, de 20 de junho a 14 de julho.

Zago assumiu a Bolívia na reta final da temporada passada — Foto: Seleção da Bolívia/Divulgação

Veja também

Mais do ge