TIMES

Por Redação do ge — Malmö, Suécia


A seleção brasileira feminina de goalball estreia na Malmö Cup, na Suécia, na madrugada desta sexta-feira (24) contra o Canadá, às 6h45 (de Brasília). O torneio é o último teste da equipe antes das Paralimpíadas de Paris, que começam no dia 28 de agosto.

Seleção feminina de goalball estreia nesta sexta na Malmö Cup — Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

As brasileiras integram o Grupo B que, além do Canadá, conta com China, Ucrânia e Suécia. O Grupo A é formado por Japão, Coreia do Sul, Grécia, Turquia e França. De acordo com o sistema de disputa, as equipes se enfrentam dentro das suas chaves e as duas melhores de cada avançam às semifinais. As disputas acontecem até domingo (26).

O Brasil é comandado pelo técnico Alessandro Tosim, que tem um elenco formado por seis atletas. As escolhidas foram: as alas Daniele Longhini e Jéssica Vitorino, que atuam pelo Sesi de Mogi das Cruzes, as alas pivôs Moniza Aparecida de Lima, também do Sesi, Geovana Clara Costa de Moura, da ADEVIRN-RN, e Kátia Aparecida Ferreira Silva, do Instituto Athlon-SP, e a pivô Ana Gabriely Brito, do Sesi Mogi.

Desde 2022, a Malmö Cup voltou a ser disputada apenas na categoria feminina. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Nas duas últimas edições, elas ficaram com o bronze.

Goalball feminino foi bronze em Santiago — Foto: Washington Alves/CPB

Bronze no Parapan de Santiago no ano passado, as meninas do Brasil ficaram de fora dos Jogos de Paris, mas garantiram a vaga após convite da Federação Internacional.

Veja também

Mais do ge