taça das favelas

TIMES

Por Geovanni Henrique — Campinas, SP


Disputar a final da Taça das Favelas no mesmo time do seu amigo é daquelas histórias que ficam marcadas para o resto da vida. Na equipe do São Cristóvão, Rafael Yun Yoshida e Luann Osaka Biffon, descendentes de japoneses e “parças” fora dos gramados, vão viver esse momento especial neste domingo (23), o Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

A relação dos finalistas com o Japão está na árvore genealógica: os avós de Yoshida, 16, vieram para o Brasil, enquanto na família de Osaka, também de 16, foram os bisavós que mudaram de país.

Os dois se conheceram no Projeto Bugrinho do Guarani, e a amizade ficou ainda mais forte com a Taça. A dupla conta que a parceria é tão grande que sobra resenha, mas também cobrança durante as partidas.

Dupla está na final da Taça das Favelas com o São Cristóvão — Foto: Giovanni Henrique

- Quando erra, a primeira coisa é tentar levantar a cabeça dele [do Luann] ou do parceiro, para depois do jogo eu xingar. Foram do campo é outra história - ri o volante Rafael ao lado do amigo em entrevista ao ge.

- A gente brinca, ‘não pode errar aquele lance não, louco’. É direto isso - complementa o meia Luann.

A sintonia entre eles rende boas histórias fora das quatro linhas. Antes da entrevista, por exemplo, eles foram ao barbeiro cortar o cabelo para ficar “na régua”, já que a final da Taça das Favelas será transmitida pela EPTV, afiliada da Globo.

Após a conquista da vaga para disputar o título, a dupla fez um acordo que até agora apenas um deles cumpriu.

- O Luann fez luzes agora para a final, e ele me chamou pra fazer. Eu pensei: ‘será que eu vou?’. Pra meter a mala, né. Só que eu falei pra ele que eu não sou mala assim. Prometi que iria fazer na final, independentemente do resultado, mas eu estou com medo de fazer essas luzes aí - fala Osaka.

- É muito legal essa sensação. Querendo ou não é mais uma pra gente contar, de um sonho realizado. Felicidade imensa, estar acontecendo isso junto com um amigo muito próximo, parceiro [...] quando a gente se encontrou no projeto, nunca imaginamos estar aqui agora. Não temos nem noção disso direito. É muito louco.

Final da Taça

Por mais que já tenham jogado no Brinco de Ouro da Princesa pelo projeto Bugrinho, a final da Taça das Favelas terá uma sensação totalmente diferente e única.

- O psicológico mexe até a hora que você entra no jogo. Quando você entra e escuta tambor, vê fumaça, isso mexe, mas quando vai jogar enxerga só o campo. Só foco na partida, quando toca na bola muda tudo - analisa Osaka, autor de um gol na competição.

EPTV transmite finais da 4ª edição da Taça das Favelas Campinas

EPTV transmite finais da 4ª edição da Taça das Favelas Campinas

Perguntados sobre como imaginam um possível gol na final contra o Vila Bela, um deles conta que se inspira em “lances de Neymar”. Já o outro pensa no simples, mas "viaja" ao projetar uma comemoração inusitada.

- Pegar a bola do meio de campo, correr, pedala, corta outro e caixa. Consagra, vai pro DVD e já era” - conta Luann.

- Nossa, se eu faço o gol no último minuto eu tiro a roupa toda praticamente - brinca Rafael.

A final entre São Cristóvão e Vila Bela será no domingo (23), às 9h20, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, e será transmitida pela EPTV, afiliada da Globo, para a região de Campinas e pelo ge para todo o Brasil.

Veja também

Mais do ge