TIMES

Por Júlio Nascimento — Campinas, SP


Nelsinho Baptista levou a melhor no duelo contra o filho Eduardo Baptista. Mas, além do gol marcado por Gabriel Novaes, a vitória da Ponte Preta sobre o Novorizontino, por 1 a 0, no Moisés Lucarelli, teve assinatura do comandante da Macaca.

O resultado da 10ª rodada da Série B do Brasileiro deixou tudo mais especial para o experiente treinador.

Um "duelo familiar" estava nos planos tanto de Nelsinho quanto de Eduardo Baptista. Ambos utilizaram do mesmo discurso no pré-jogo: a partida seria decidida nos detalhes. E foi exatamente o que aconteceu.

Ponte Preta 1 X 0 Novorizontino | Melhores Momentos | 10ª rodada | Série B 2024

Ponte Preta 1 X 0 Novorizontino | Melhores Momentos | 10ª rodada | Série B 2024

Para neutralizar a estratégia favorita do filho, Nelsinho optou por uma formação com o meio-campo mais povoado. Elvis ficou a vaga de Jeh, Dodô foi acionado no lugar de Emerson e Igor Inocêncio recuperou a posição na lateral direita, antes ocupada por Dudu Vieira.

Mesmo com a presença de dois meias, Ramon teve liberdade para chegar no ataque e deixou o sistema do Novorizontino atento em possíveis descidas surpresas do volante da Macaca. Mas tudo ficou ainda mais fácil quando, aos 22 minutos do primeiro tempo, Patrick foi expulso pelo VAR após tentar dar uma bicicleta e atingir o rosto de Igor Inocêncio.

Foi na percepção de Nelsinho que a Ponte Preta adiantou os dois laterais e conseguiu espaço para o primeiro gol. Em cruzamento de Gabriel Risso, o atacante Gabriel Novaes apareceu na área e cabeceou firme no canto para marcar contra o goleiro Jordi.

Gabriel Novaes comemora gol pela Ponte Preta — Foto: Marcos Ribolli

Logo após abrir o placar, a Macaca quase repetiu a dose e teve a chance de ampliar novamente em lançamento de Gabriel Risso, desta vez para Elvis, mas que parou em defesa de Jordi.

Do outro lado, o Novorizontino passou a ser menos perigoso quando jogou com um a menos, mas ainda assim teve chances de levar perigo ao gol de Pedro Rocha. A falta de capricho do adversário contribuiu para que a Macaca fosse para o intervalo em vantagem e, mais uma vez, passasse por ajustes dos treinador.

Se o desejo de Nelsinho era de acelerar o jogo no primeiro tempo, a estratégia na etapa final foi de controlar o relógio e deixar com que o time de Eduardo Baptista se preocupasse em correr atrás do prejuízo, abrindo espaço para o contra-ataque.

O problema é que mesmo com oportunidades de criação, a Macaca não conseguiu criar chances perigosas para matar o jogo e optou por um jogo mais retraído para garantir três pontos importantes na classificação.

Ponte Preta x Novorizontino; Série B; Matheus Régis — Foto: Marcos Ribolli

A vitória por 1 a 0 foi magra, mas justa diante do que foi apresentado no primeiro encontro entre Nelsinho e Eduardo Baptista. O duelo de ideias, diante de um leque de conhecimento entre os dois, foi um atrativo adicional para quem acompanhou o jogo.

E para o torcedor da Ponte Preta ficou a sensação que a equipe começa ser mais organizada, principalmente com Elvis à vontade em campo e a defesa tentando ser menos vulnerável.

A próxima missão será vencer pela primeira vez fora de casa. O adversário será o Botafogo-SP, quarta-feira, em Ribeirão Preto. A expectativa do torcedor é que Nelsinho mostre que pode dar muito trabalho não apenas para o filho, mas para outros treinadores na competição.

Veja também

Mais do ge