TIMES

Por Redação do ge — Califórnia, EUA


Fã de K-Pop, louca por comida japonesa e boa criadora de histórias, Mia Kretzer pareceria com qualquer outra menina de nove anos, se não fosse por um detalhe: a australiana se tornou a pessoa mais jovem a conquistar uma medalha de ouro nos X-Games da Califórnia, no último sábado. A skatista completou uma manobra de 720º e venceu a prova de melhor truque vertical feminino. Conheça mais sobre o jovem talento do skate a seguir.

Mia Kretzer é a mais nova medalhista de ouro na história dos X-Games — Foto: Reprodução/Instagram

Com apenas nove anos, australiana Mia Kretzer completa manobra de 720º

Com apenas nove anos, australiana Mia Kretzer completa manobra de 720º

Susto aos três anos

Com menos de uma década de vida, Mia já viveu mais emoções do que grande parte das meninas de sua idade. A começar por sua primeira batalha, que nada teve a ver com as rampas de skate. Aos três anos, a australiana que nasceu na cidade de Perth, sofreu uma série de convulsões graves, até ser diagnosticada com epilepsia. Desde então, a menina e sua família passaram a falar publicamente sobre a importância da conscientização sobre distúrbios neurológicos, além de apoiarem hospitais infantis locais.

Início no skate

Em dezembro de 2019, com apenas cinco anos, a australiana subia em um skate pela primeira vez, em uma clínica do esporte oferecida pela Skate World Academy para crianças, no Bibra Lake Skate Park, em Perth. Era o início de uma paixão inseparável. A partir deste momento, todas as manhãs de férias e todas as tardes do período escolar eram preenchidas por treinos. Até mesmo os passeios com as amigas viravam os clássicos "rolês" sobre rodas.

Feminismo

Uma pequena feminista do esporte, aos sete anos, Mia começou a fazer parte do movimento "Girl is not a 4 letter word", uma equipe que promove o empoderamento, apoio e a visa dar oportunidades para meninas skatistas.

Mia Kretzer é uma pequena feminista do skate — Foto: Reprodução/Instagram

Família e fãs

Apelidada de "panda voador" por seus fãs, a atleta já coleciona 134 mil seguidores em sua rede social, administrada por seus pais. Em seus vídeos, é possível identificar uma constante na vida de Mia: a resiliência. Entre tombos e escorregões, não há o que tire seu sorriso do rosto. Cada queda parece fazer a skatista voltar mais forte, e com mais vontade de acertar.

Shape do skate de Mia Kretzer leva seu apelido "panda" — Foto: Reprodução/Instagram

Mia não tem um treinador, mas em compensação, tem uma família que a incentiva no esporte e que não hesita em levar a menina para praticar todos os dias. Faça chuva ou faça sol, a rampa de Baywater, segunda maior de toda a Austrália, feita sob os parâmetros olímpicos, é sua segunda casa.

- Eles estão sempre ao meu lado quando eu preciso - disse Mia.

Tony Hawk e X-Games

Em maio, Mia foi uma das quatro escolhidas entre skatistas do mundo inteiro a receber um wildcard para participar da competição Tony Hawk Vert Alert, um torneio de dois dias em Utah, nos Estados Unidos, com demonstrações de grandes astros do skate. Em sua primeira vez fora da Austrália, a pequena aventureira avançou às finais em terceiro lugar, e acabou garantindo sua vaga nos X-Games da Califórnia.

Mia faz manobra radical em Perth — Foto: Reprodução/Instagram

Neste sábado, Mia conquistou seu maior feito até então: a menina se tornou a mais jovem medalhista de ouro nos X-Games, título que pertencia ao brasileiro Gui Khury, desde que sagrou-se campeão na categoria best trick vert masculino, em 2021, aos 12 anos.

Mia Kretzer em pódio dos X-Games da Califórnia de 2024 — Foto: Reprodução/Instagram

A vitória veio em uma manobra de 720º, na segunda tentativa para chegar ao primeiro lugar. Arisa Trew, sua compatriota de 14 anos, atual campeã do evento e que recentemente se tornou a primeira mulher a completar um 900º, tentou encaixar o truque, mas acabou superada pela pequena atleta.

- Estou muito feliz. É simplesmente incrível, uma loucura - comemorou, animada.

Veja também

Mais do ge

Brasileiros Pedro Barros, Augusto Akio e Luigi Cini garantem vagas na disputa por medalhas logo mais, a partir de 12h30 (horário de Brasília)

Olimpíadas 2024 ao vivo: skate park masculino

Brasil repete feito da edição passada com três atletas se classificando para briga por medalhas em Paris

Pedro Barros, Luigi Cini e Augusto Akio vão à final do skate park nas Olimpíadas

Quarta colocada nas Olimpíadas de Paris, brasileira destaca crescimento do skate park feminino: "Maior nível que já vi de campeonatos mundiais"

Dora Varella vê evolução do skate park feminino e destaca força do Brasil: "Tem potencial"

Brasileira cresce na final do skate park feminino graças a manobra em obstáculo que não se encontra nas pistas do Brasil

Dora Varella conta que evolução na final do skate passou por corrimão improvisado em treino; veja vídeo

Paranaenses dividem pista em Curitiba e vão para a disputa da medalha no skate park em Paris; decisão é nesta quarta-feira a partir das 12h30 (de Brasília)

Amigos pelo skate, Akio e Luigi Cini cresceram nas mesmas pistas e vão juntos à final nas Olimpíadas

Arisa Trew, Cocona Hirano e Sky Brown mantém domínio de skatistas adolescentes no park de Paris

Olimpíadas 2024: pódio do skate park feminino tem média de 15 anos de idade

Único representante masculino da Grã-Bretanha no skate park, Andy Macdonald é o mais velho a competir na modalidade e nos quase 30 anos de carreira conquistou 22 medalhas no X-Games



Multicampeão do X-Games e amigo de Tony Hawk: quem é o skatista de 51 anos que estreia nos Jogos

Dora Varella disputa a final da modalidade; Raicca e Isadora estão eliminadas

Olimpíadas 2024 ao vivo: skate park feminino - Programa: Jogos Olímpicos Paris 2024

Brasileira cresce na final e alcança melhor resultado do país na disputa feminina do skate park

Olimpíadas 2024: Dora Varella termina em 4º no skate park, e australiana de 14 anos fica com o ouro

Programa Skate pela Mudança Social dará suporte organizacional, recursos financeiros e equipamentos esportivos para instituições em Fortaleza. Veja como se inscrever

Programa apoiado por Rayssa Leal beneficiará jovens em Fortaleza