TIMES

Por Redação do ge — Madri, Espanha


A australiana Arisa Trew, de apenas 14 anos, foi a grande vencedora do Prêmio Laureus de atleta de esportes de ação do ano. A skatista superou grandes nomes como Rayssa Leal e Filipe Toledo no "Oscar do esporte". Arisa detém o recorde de primeira mulher a cravar uma manobra de 720º (veja no vídeo abaixo) em uma competição de skate vertical e caminha para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no skate park.

Arisa Trew é a primeira mulher a conseguir um 720º no Vertical

Arisa Trew é a primeira mulher a conseguir um 720º no Vertical

Nascida em Gold Coast, Austrália, Arisa começou no skate porque era friorenta. Com sete anos, Trew surfava, mas reclamava das temperaturas geladas do mar australiano no inverno. Parecia bem mais tentador praticar um esporte fora da água, e foi então que ela optou pelo quentinho dos skateparks da cidade de Palm Beach. A pequena atleta se encantou pelo esporte e pelas possibilidades que o skate oferecia.

- Eu amo muito andar de skate porque adoro aprender novas manobras e é a melhor sensação do mundo! Tenho muitos amigos que fiz através do skate, com quem adoro andar, e isso torna tudo muito divertido - disse Arisa.

Arisa Trew é eleita melhor atleta de esportes de ação no Prêmio Laureus

Arisa Trew é eleita melhor atleta de esportes de ação no Prêmio Laureus

Nas pistas, Arisa chamou atenção não só por suas habilidades, mas também por seu estilo. Ela sempre compete com assessórios cor de rosa, sua marca registrada.

- Eu adoro rosa desde que me lembro. Sempre usei rosa ou escolhi a cor rosa mesmo com sabores de comida. Gosto de sabores rosa como morango ou framboesa. Se tiver sorvete, escolho o sabor rosa. Realça minha personalidade - afirma.

Arisa Trew chega de skate ao Palacio de Cibeles, local do prêmio Laureus World Sports — Foto: Reuters

A skatista, que cresceu sem muitas atletas femininas por perto, fazia questão de se destacar.

- Eu não queria que parecesse que eu estava tentando me encaixar com os meninos. Eu estava tipo, ‘Eu quero ser eu mesma'. Ninguém nunca foi rude nem nada, mas eu queria mostrar que era uma garota que andava de skate - deixou claro a australiana.

Arisa Trew conquista o prêmio Laureus World Sports — Foto: Reuters

Hoje Arisa compete entre os grandes atletas da modalidade no mundo, ainda com seus assessórios cor de rosa. Em 2023, ela se tornou a primeira mulher a executar uma manobra de 720º na rampa vertical em um evento promovido pelo lendário skatista Tony Hawk nos Estados Unidos. Trew é a atual vencedora dos X Games na categoria.

A australiana também está na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Apesar de preferir as competições de vertical, Arisa compete na modalidade park. Ela, no momento, ocupa a 11ª colocação no ranking mundial, sendo a segunda melhor australiana.

Arisa Trew competindo pela Austrália no Pré-olímpico de skate Park em Dubai

Arisa Trew competindo pela Austrália no Pré-olímpico de skate Park em Dubai

Para se assegurar nos Jogos Olímpicos, Arisa terá que ficar entre as 20 melhores skatistas do mundo, desde que seja uma das três melhores australianas na categoria. A corrida olímpica do skate ainda não está finalizada, os atletas ainda terão mais dois torneios para competir: o Pré-Olímpico de Shangai, em maio, e o Pré-Olímpico de Budapeste em junho.

Veja também

Mais do ge

Momiji Nishiya, medalha de ouro na mesma prova na qual a brasileira foi prata em 2021, não se classificou para os Jogos de 2024; Fadinha está garantida na competição francesa

Skatista que venceu Rayssa Leal em Tóquio está fora de Paris; veja classificados - Programa: Jogos Olímpicos

Skatista do litoral de SP é uma das três representantes brasileiras na França.

Emocionada, Gabi Mazetto comemora sonhada vaga nos Jogos Olímpicos: "Eu vou para Paris"

Atleta e comunicador, Cesinha também ajudou a popularizar o surfe no país

Cesinha Chaves, um dos pioneiros do skate no Brasil, morre aos 68 anos

Catarinense conquista vaga na categoria park feminino

Isa Pacheco: rumo às Olimpíadas de Paris 2024

Isadora Pacheco e Felipe Gustavo se garantiram nos Jogos Olímpicos; Ao todo, serão 12 atletas do Brasil

Brasil confirma mais duas vagas e terá delegação completa no skate em Paris - Programa: ge.globo

Pai de Rayssa Leal tatua imagem da filha com troféu de campeã mundial para inspirar skatista antes dos Jogos Olímpicos

O que você faria para motivar seu atleta favorito antes das Olimpíadas?

Brasileiros competiram nessa manhã no Pré-Olímpico de Budapeste e se garantiram nas disputas em Paris; Além de Pedro e Pâmela, Gabi Mazetto, Luici Cini e Augusto Akio estão classificados

Pedro Barros, Pâmela Rosa e outros três estão classificados para o skate park nos Jogos Olímpicos  - Programa: ge.globo

Raicca Ventura, Dora Varella, Kelvin Hoefler e Giovanni Vianna conquistam classificação no Pré-Olímpico de Budapeste

Brasil garante mais quatro atletas no skate nas Olimpíadas de Paris 2024

Como uma Marianne esportista, skate, surfe, bmx, escalada, caique cross e breaking podem guiar o povo jovem na direção dos Jogos Olímpicos

Novos esportes são símbolo de liberdade olímpica em Paris

Veterano ganhou o desafio em São Paulo; no feminino open, Helena Laurino ficou com o título, e o do amador foi para Pietro Nunes

Rony Gomes é campeão do Vert Battle de Atibaia