skate

TIMES

Por Marcos Jordão — Criciúma (SC)


O fim de março será marcado pela segunda etapa do calendário de 2024 do STU National, que acontecerá em Criciúma. O circuito brasileiro de skate iniciou em Florianópolis. Além disso, o final de semana do evento contará com dois shows nacionais.

Local do STU National em Criciúma — Foto: Divulgação

A competição acontecerá entre os dias 22 e 24 de março nas pistas do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, que receberá os skatistas para as modalidades Street e Park. O ingresso será gratuito e está disponível através do site. Porém, é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível para validar a entrada.

Na sexta (22), o dia será dedicado às eliminatórias e repescagem do masculino. O sábado (23) terá as semifinais de ambos os sexos, com as finais realizadas no domingo (24). Criciúma também receberá o Paraskate na modalidade Street. Em cena, 10 dos principais paraskatistas brasileiros:

  • Vini Sardi;
  • Tony Alves;
  • Ítalo Romano;
  • Felipe Nunes;
  • Nando Araújo;
  • Leo Almeida;
  • Ruan Felipe;
  • David Soares;
  • Renatinho;
  • Marcelo Sodero.

No calendário da categoria, Park e Street se revezam. Na abertura do circuito, em Florianópolis, começou pelo Park, com o pódio formado pelo campeão Vini Sardi, Ítalo Romano e Felipe Nunes. Ou seja: na próxima etapa, em Porto Alegre, em abril, de novo será a vez do Park.

Além de receber a etapa do STU, Criciúma contará com dois shows nacionais no sábado. Criolo e Planet Hemp se apresentarão no palco do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi no dia 23 de março. Os ingressos começaram a ser vendidos nesta quinta-feira (7) pelo mesmo site.

Novidades na atual edição do STU

Vale lembrar que a edição deste ano chegou com novidades. Como o limite de participantes, com um total de 24 skatistas no masculino e 12 no feminino, tanto no Street quanto no Park, ou seja, um máximo de 72 nomes por etapa.

Houve mudanças também no formato de disputa. No masculino, na fase classificatória os 24 nomes são divididos em seis baterias. Os primeiros lugares de cada bateria avançam direto para a semifinal.

Já o segundo e terceiro de cada bateria partem para a repescagem e são divididos em três baterias. Primeiro e segundo de cada uma avançam para a semifinal, que será disputada por 12 nomes.

Já no feminino, a competição começa na fase semifinal, com as 12 skatistas divididas em três baterias. Primeira e segunda de cada bateria se garantem na final.

A diferença do Street para o Park está no formato da final, até por serem modalidades distintas. No Street, elas têm direito a três voltas de 45 segundos e mais 15 segundos para a execução de uma melhor manobra, a Bomb Trick – vale a melhor nota (volta e manobra juntas).

Já no Park, as finalistas competem em dois tempos de 20 minutos, com um intervalo técnico de sete minutos, tendo as notas aplicadas a cada volta. Para a pontuação final, vale a melhor volta.

Veja também

Mais do ge