skate

TIMES

Por Ronaldo Fontana — Florianópolis


Sandro Dias e Yndiara Asp: encontro de gerações no Skate

Sandro Dias e Yndiara Asp: encontro de gerações no Skate

Já em Dubai, nos Emirados Árabes, para mais uma etapa do Pré-Olímpico de skate park que começa na próxima semana, Yndiara Asp tem se preparado com a ajuda de uma lenda do skate brasileiro. Sandro Dias, o Mineirinho, tem sido o “professor particular” da atleta que está em busca da sua segunda participação nos Jogos.

Presente em Tóquio, na estreia do skate nas Olimpíadas, Yndiara está em 16ª no ranking geral, é a terceira brasileira — atualmente com a vaga — e comentou sobre compartilhar as pistas e receber a experiência do seu ídolo.

— Fico feliz em compartilhar a sessão com ele, aprender com ele, ver ao vivo. Ele foi uma das primeiras pessoas que eu vi na TV andar de skate, ficava impressionada de como era possível um ser humano fazer isso — disse.

— E hoje em dia estar junto, fazer parte do mesmo time, ter essa oportunidade, estar na pista com ele, é demais, não tenho palavras, fico muito grata por tudo isso, e tendo aproveitar o máximo estar do lado dele, aprendendo. Vejo muito como uma inspiração de atleta e de trajetória que eu quero seguir para a minha vida — completou.

Yndiara Asp e Sandro Dias, o Mineirinho, em dia de treinamento — Foto: Ronaldo Fontana/ge

Do lado do experiente skatista, que tem quase quatro décadas na modalidade, apenas elogios à sua “pupilo”.

— A Yndiara é uma skatista muito dedicada, muito paciente, tem todos os quesitos de um atleta de alto nível precisa para evoluir e progredir. Ela não precisa muito, porque já sabe tudo, tem uma base imensa no skate e a gente só vai ajustando algumas coisas para ter confiança na hora que precisa ter mesmo — disse Mineirinho.

Os dois se conhecem há mais de 10 anos, de quando Yndiara ainda não era profissional, mas frequentava os campeonatos na casa de Pedro Barros. Mesmo assim, Mineirinho já observava e viu sua ascensão.

— O que às vezes falta é um detalhezinho de como executar, de ser melhor executado coisas que ela já sabe. Mas vi a evolução dela muito rápido, ela teve uma ascensão muito rápida no skate — falou.

E parte da evolução da skatista foi, como comentado por ela, justamente pelos ensinamentos de Mineirinho.

— Desde a primeira vez que eu a gente fez o primeiro treinamento, acho que foi em 2021 lá no half dele, ele abriu minha mente para inúmeras manobras, em um treinamento de cinco dias, aprendi umas 15 manobras que ele foi me passando, mostrando e facilitando — contou Yndiara.

O Pré-Olímpico em Dubai será disputado entre 25 de fevereiro e 3 de março. A etapa dá pontos ao ranking que classifica para as olimpíadas, onde os três melhores skatistas de cada país no ranking garantem as vagas. Atualmente, Yndiara tem 36.481 pontos e está atrás das brasileiras Raicca Ventura, com 96.023, e Dora Varella, com 45.880.

Veja também

Mais do ge