TIMES

Por Redação do ge — de Florianópolis


Figueirense e Caxias se enfrentam neste domingo, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Centenário, em duelo válido pela 7ª rodada da Série C. O duelo, hoje pela terceira divisão, carrega uma história inusitada de acesso à elite do Brasileiro.

O confronto não é novidade, já aconteceu 19 vezes entre os dois clubes, com a equipe gaúcha levando a melhor em sete e empatando em outras oito. Mas a partida mais importante entre todas aconteceu da última vez em que foram a campo, no dia 22 de dezembro de 2001.

Abimael celebra gol sobre o Caxias no estádio Orlando Scarpelli — Foto: Memorial Alvinegro/FFC

Na época, o Figueirense disputava o quadrangular final da Série B junto ao Paysandu, Avaí e seu adversário na rodada final, o Caxias. O Alvinegro e o Grená da Serra se enfrentaram dentro do Orlando Scarpelli lotado, diante de 20 mil e 746 torcedores.

O único gol da partida foi marcado aos 15 minutos da segunda etapa, em cruzamento de Marcelinho com desvio de Abimael (confira no vídeo abaixo). O resultado decretava o acesso do Figueirense para a Série A de 2002, sendo o único representante catarinense na divisão de elite do Brasileiro daquela edição.

O gol de Figueirense 1 x 0 Caxias pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2001

O gol de Figueirense 1 x 0 Caxias pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2001

Aos 45 minutos, cerca de 2 mil torcedores invadiram os gramados em euforia para comemorar a conquista. O árbitro da partida Alfredo dos Santos Loebeling relatou em súmula que a invasão teria acontecido antes do apito final, o que gerou um processo no Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) deixando a promoção do Figueirense em cheque.

Duas semanas depois, o STJD e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tiraram a vitória do Figueirense na partida, mas mantiveram o gol feito. Com isso, o Alvinegro fechou o quadrangular com seis pontos, mesma pontuação de Caxias e Avaí, mas conquistou o acesso por conta do saldo de gols. O Furacão terminou com saldo zero (oito gols feitos e oito sofridos), contra um saldo negativo de um do Caxias e cinco do rival de Florianópolis, e pode finalmente comemorar o a vaga na Série A.

Veja também

Mais do ge