TIMES

Por Roberto Peruzzo — Caxias do Sul


Depois de 25 anos, Juventude e Inter voltam a se encontrar pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 19h, no Beira-Rio, em duelo remarcado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. O único enfrentamento entre as duas equipes gaúchas na competição nacional traz boas recordações para o torcedor jaconero. Na trajetória do título inédito de 1999, o Alviverde superou o Colorado na semifinal, feito que serve de inspiração para um novo encontro entre as equipes na atual temporada.

Em 1999, Juventude goleia Inter por 4 a 0 e é finalista da Copa do Brasil

Em 1999, Juventude goleia Inter por 4 a 0 e é finalista da Copa do Brasil

Naquela época, o Ju chegou à semifinal da Copa do Brasil após eliminar times de expressão do futebol brasileiro, como Fluminense, Corinthians e Bahia. Em busca de uma vaga na decisão, os dois times ficaram no empate em 0 a 0 no jogo de ida, no Alfredo Jaconi. Na volta, uma noite que jamais sairá da memória dos torcedores do Papo: goleada por 4 a 0 em pleno Beira-Rio.

O resultado passou por uma atuação impecável do alviverde. Mesmo com cerca de 70 mil colorados nas arquibancadas, o time da serra gaúcha mostrou personalidade e calou o Beira-Rio com os gols anotados por Marcos Teixeira, Márcio Mexerica, Mabília e Capone. A vitória carimbou a chegada na final para enfrentar o Botafogo. Depois disso, o final dessa história todo mundo sabe.

Diferente do confronto decisivo do século passado, o equilíbrio marca presença nos duelos entre as duas equipes na atual temporada. Até o momento, Ju e Inter se enfrentaram em três oportunidades, todos eles pelo Gauchão. No primeiro duelo, vitória colorada por 2 a 1, em Caxias do Sul. Já na semifinal, após dois empates, o Papo garantiu a vaga à final do estadual nos pênaltis.

A gente sabe a importância da Copa do Brasil. Precisamos aproveitar o nosso bom momento para fazer um jogo inteligente em Porto Alegre e voltarmos para decisão em casa com um bom resultado"
— Gabriel Vasconcellos, goleiro do Juventude

Juventude goleou o Inter por 4 a 0 na Copa do Brasil de 1999 — Foto: Valdir Friolin/ Agência RBS

Por ter eliminado o rival no primeira competição da temporada, o lateral-esquerdo e capitão da equipe Alan Ruschel acredita que os jogadores do Inter virão "mordidos" para mais dois confrontos decisivos, agora pela Copa do Brasil.

– Acredito que vão vir mordidos, mas a gente está preparado, temos nossa ambição também. Temos uma equipe bastante experiente também, que sabe jogar a competição, jogadores que já sofreram bastante na bola, então sabem o que vai vir de lá, o que vão enfrentar. Nossa equipe está bem forte mentalmente para esse tipo de situação – afirmou o lateral, ainda antes do duelo adiado.

Inter e Juventude se enfrentam a partir das 19h, no Beira-Rio, no confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A partida de volta está marcada para o próximo sábado, às 16h, no Alfredo Jaconi. O vencedor avança para as oitavas de final, cujos confrontos serão definidos em sorteio.

Veja também

Mais do ge