TIMES

Por Esther Fischborn — Caxias do Sul


Em busca da primeira vitória longe do Alfredo Jaconi, o Juventude enfrenta um adversário que defende um longo histórico de invencibilidade em confrontos diretos. O time de Caxias do Sul não bate o Palmeiras há mais de 17 anos. A última vitória diante dos paulistas foi em 2007, no antigo Parque Antártica.

Juventude encara o Palmeiras pelo Brasileirão

Juventude encara o Palmeiras pelo Brasileirão

Na ocasião, o Palmeiras era comandado por Caio Júnior e o Juventude por Beto Almeida. O zagueiro Régis marcou o único gol da vitória jaconera. Apesar de parecer muito tempo, de lá para cá foram realizadas apenas quatro partidas, todas pelo Brasileirão. Foram três vitórias do time paulista e um empate.

O retrospecto geral também é favorável aos paulistas. Das 20 partidas válidas pelo Brasileiro, foram apenas três vitórias para os gaúchos, sete empates e 12 vitórias dos rivais.

No encontro do Brasileirão 2022, na última vez que o Ju esteve na Série A, o Palmeiras bateu a equipe da serra gaúcha no Jaconi por 3 a 0 e, no returno, venceu também por 2 a 1, no Alianz Parque. O atacante Guilherme Parede marcou o único gol jaconero.

Série do Juventude contra o Palmeiras:

  • Palmeiras 0 x 1 Juventude: Brasileirão 2007 - última vitória
  • Juventude 0 x 3 Palmeiras - Brasileirão 2021
  • Palmeiras 1 x 1 Juventude - Brasileirão 2021
  • Juventude 0 x 3 Palmeiras - Brasileirão 2022
  • Palmeiras 2 x 1 Juventude - Brasileirão 2022

Além do retrospecto no confronto direto, o histórico recente também é outro obstáculo no caminho de Roger Machado. O Juventude ainda não venceu fora de casa nesse Campeonato Brasileiro. Foram quatro partidas, com duas derrotas e dois empates.

Em 2024, a última vitória como visitante foi diante do Guarany de Bagé, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho, em março.

Marcos Rocha em Palmeiras x Juventude — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Para o duelo em São Paulo, Roger terá o desfalque de Lucas Barbosa, que cumpre suspensão. Outra mudança no ataque deverá ser na vaga de Marcelinho, que sentiu o músculo posterior da coxa. Por outro lado, Alan Ruschel está de volta, após ser poupado na última rodada.

O provável time do Juventude tem: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson, Mandaca (Jean Carlos) e Nenê; Erick e Gilberto.

O confronto contra o Palmeiras ocorre neste domingo, às 18h30, no Alianz Parque. A partida é válida pela 11ª rodada do Brasileirão. O Papo está em 11º lugar na tabela, com 13 pontos, enquanto o Palmeiras é o terceiro, com 20.

Veja também

Mais do ge