TIMES

Por Roberto Peruzzo — Caxias do Sul


Com o calendário do futebol brasileiro cada vez mais caótico é pouco usual que um jogador de linha consiga atuar em todas as 38 rodadas da Séries A ou B. No entanto, na atual temporada, esse paradigma foi quebrado. O zagueiro Danilo Boza, do Juventude, atuou em todos os confrontos da Série B e ficou marcado como o único que atingiu essa marca em 2023.

Thiago Carpini vai seguir no Juventude ano que vem

Thiago Carpini vai seguir no Juventude ano que vem

No comparativo, o defensor divide espaço apenas com goleiros. Na Série A, apenas três goleiros jogaram todas: Lucas Perri (Botafogo), Cássio (Corinthians) e Léo Jardim (Vasco). Na Série B, Alex Muralha (Mirassol) jogou as 38 rodadas.

- É uma marca muito importante para mim, porque isso é fruto de muito trabalho e dedicação desde a pré-temporada. Voltei ao Juventude pronto para dar o meu máximo e ajudar a recolocar a equipe na Série A, então termino o ano muito contente e com a sensação de dever cumprido, principalmente por ter jogado todas as rodadas da Série B - afirmou Danilo Boza, que complementou:

- Sabemos como é o calendário brasileiro, com muitos jogos, mas trabalhei muito para estar bem fisicamente e graças a Deus consegui estar em campo em todos os jogos.

Danilo Boza em derrota do Juventude contra o Sport — Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude

Boza não fica apenas marcado pela regularidade na Série B, mas em toda a temporada. Durante momentos de turbulência com Celso Roth e Pintado no começo do ano, o jogador seguiu sendo presença confirmada na equipe. O cenário se reforçou ainda mais com a chegada de Thiago Carpini.

Presente em todos os jogos do Ju em 2023, Danilo Boza disputou 50 partidas com a camisa alviverde. Neste período, também foi arma importante no ataque. Em duas oportunidades balançou as redes adversárias da B e ainda deu uma assistência.

Por se tratar de um zagueiro, o cenário que se imagina é que acumule cartões ao longo de qualquer competição. Porém, o defensor, de 25 anos, recebeu apenas um amarelo em toda a Série B.

- Sabemos como é a vida do zagueiro, que em alguns momentos precisa parar o ataque de qualquer maneira, nem que seja pra tomar cartão, mas tenho em mente que sempre posso me recuperar na jogada sem precisar fazer a falta e, consequentemente, tomar cartão. Ter tomado apenas um amarelo no campeonato também é consequência do trabalho feito no dia a dia, físico e psicológico, para conseguir manter a calma e estar sempre inteiro em cada jogada - concluiu o zagueiro.

Comprado pelo Ju em 2022, o zagueiro é um dos 12 nomes já confirmados para a próxima temporada. Até o momento foram contratados: o meia Jean Carlos e o volante Caíque Gonçalves, ambos do Ceará. Além destes, nove jogadores do elenco possuem contrato para a próxima temporada: Zé Marcos, Alan Ruschel (renovou), Jadson (renovou), Gehring, Ruan, Rafinha, Lucas Wingert, Erick Farias e Kelvi.

Veja também

Mais do ge