TIMES

Por João Victor Teixera — Porto Alegre


Em momento de crise, o Grêmio volta a campo nesta quarta-feira, contra o Atlético-GO, no primeiro de uma sequência de duelos diretos contra o rebaixamento. A partida será a última do Tricolor antes do retorno de jogadores e comissão técnica para o Rio Grande do Sul.

Grêmio volta ao RS após quase dois meses longe de casa

Grêmio volta ao RS após quase dois meses longe de casa

O Tricolor corre contra o tempo para sair do Z-4 do Campeonato Brasileiro. Por que o discurso do treinador e presidente seja de panos quentes, o momento é de pressão para o clube gaúcho. Depois do Atlético-GO, o Grêmio ainda enfrenta o Fluminense, no momento o lanterna da competição.

A derrota no Gre-Nal foi a sexta seguida na competição. A última vez que o Grêmio teve uma sequência negativa dessas foi em 2004, ano do segundo rebaixamento do clube.

O adversário desta noite tem três pontos na frente do Grêmio, mas com dois jogos a mais. O Atlético-GO é o primeiro time fora do Z-4. Na 19ª posição, para o Tricolor sair da zona nesta rodada precisa torcer para uma derrota ou empate do Vitória contra o Fluminense e que o Corinthians não ganhe do Cuiabá. E, claro, vencer.

- A gente trabalha para buscar as vitórias. Se a gente vai sair dessa? Mantenho o discurso do último jogo (que vai decolar). Mas a gente precisa acordar, porque o Brasileiro é bem traiçoeiro - disse Renato depois do Gre-Nal.

Grêmio entende os riscos do rebaixamento no Brasileirão?

Grêmio entende os riscos do rebaixamento no Brasileirão?

Para amenizar a pressão e deixar a zona de rebaixamento, os gaúchos tentam fazer algo inédito no Brasileirão até o momento. Os comandados de Renato Portaluppi ainda não venceram como visitantes.

Na verdade, as duas únicas vitórias gremistas no campeonato, sobre Athletico-PR e Cuiabá, foram dentro da Arena, que hoje está impossibilitada de receber partidas após ter sido atingida pela enchente em Porto Alegre. Nos outros sete jogos disputados, perdeu todos.

Renato Portaluppi deve sair do Grêmio?

Renato Portaluppi deve sair do Grêmio?

O duelo com o Dragão será o último do Tricolor dentro da rotina itinerante que o clube segue depois que o centro de treinamentos e a Arena foram atingidos pelas enchentes. A equipe vai passar a mandar os jogos no estádio Centenário, em Caxias do Sul, enquanto a casa gremista passa por reparos.

O clube paralisou os treinos no dia 3 de maio e retomou os trabalhos no CT Joaquim Grava, em São Paulo,15 dias depois. Depois da retomada, as únicas vitórias do Tricolor foram contra The Strongest, no Couto Pereira, e diante do Huachiapato, no Chile, ambas em jogos pela Conmebol Libertadores.

Renato Portaluppi em treino do Grêmio, em Curitiba — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A delegação do Grêmio volta ao Rio Grande do Sul em voo fretado, durante o madrugada de quarta para quinta-feira. A programação ainda não foi revelada, mas os próximos treinamentos já serão no CT Luiz Carvalho, na capital gaúcha. No domingo, dia 30, a equipe recebe o Fluminense, na serra gaúcha.

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Veja também

Mais do ge