TIMES

Por Eduardo Moura — Porto Alegre


O Grêmio está atrás de um centroavante para a próxima janela de tranferências. E, claro, já tem buscado informações de possíveis alvos. Um dos procurados é Francisco da Costa, centroavante brasileiro que atua no Bolívar, da Bolívia, rival do Flamengo nas oitavas de final da Conmebol Libertadores.

Grêmio foi da classificação na Libertadores ao Z-4 do Brasileirão

Grêmio foi da classificação na Libertadores ao Z-4 do Brasileirão

A direção gremista fez os primeiros contatos de maneira informal para buscar informações sobre o atleta. Por enquanto, não chegou a oficializar proposta e sequer avançou em conversas com o Bolívar ou sobre os valores.

Conforme o ge apurou, o jogador está contente no time boliviano, mas está aberto a um interesse do Grêmio pela identificação. Natural de Taquari, no Rio Grande do Sul, Chico da Costa tem passagem pela base do Tricolor e vê com bons olhos uma chance em Porto Alegre. A família do atleta é gremista.

Bolivar x Flamengo gol Francisco da Costa — Foto: JORGE BERNAL / AFP

O Bolívar, por sua vez, está disposto a negociar o centroavante, caso ocorra uma oferta atrativa. O contrato atual do centroavante vai até o final de 2026.

O Grêmio já teve contatos mais fortes com o o gaúcho em outro momento. Durante a disputa da Série B, em 2022, houve conversas mais formais por uma investida, o que não ocorreu. Chico da Costa está nos nomes monitorados pelo Tricolor há mais tempo.

Chico da Costa atuou pouco no futebol brasileiro. Surgiu no profissional no Athletico-PR, mas sequer atuou pelo Furacão e acabou emprestado para outros clubes. Passou a ter mais oportunidades no México, onde defendeu o Venados, por três temporadas, até se tranferir para o Querétaro.

No Bolívar, é a referência do ataque. Em 82 jogos com pelo clube até agora, marcou 52 gols e deu 20 assistências. Neste ano enfrentou o Flamengo, pelo Grupo E da Conmebol Libertadores, e fez gol na vitória por 2 a 1, em La Paz. No Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 4 a 0.

A direção do Grêmio pretende contratar, no mínimo, dois reforços em julho. Centroavante é uma prioridade, já que o clube não vai exercer a opção de compra de JP Galvão. A outra posição que os dirigentes buscam no mercado é um meia, para ser alternativa a Cristaldo.

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Veja também

Mais do ge