TIMES

Por Gabriel Girardon e Roberto Peruzzo — Porto Alegre


A Série C começa neste sábado com três times gaúchos na disputa por vaga no segundo escalação do futebol brasileiro. São José e Ypiranga tentam subir há alguns anos, enquanto o Caxias é uma das novidades desta edição do campeonato, promovido da Série D do ano passado.

Caxias estreia na Série C com retorno de zagueiro

Caxias estreia na Série C com retorno de zagueiro

Abaixo, o ge lista como as equipes chegam para a Série C:

São José

O Zeca está no sexto ano seguido na Série C. No ano passado, avançou à segunda fase e quase conquistou o acesso. Em tese, ficou a um gol, pois empatou em 0 a 0 com o Brusque na última rodada. Se tivesse vencido, estaria na Série B este ano.

Nesta temporada, o time foi sexto colocado no Gauchão, eliminado nas quartas de final para o Caxias. Após o estadual, o clube teve a saída de cinco jogadores, mas anunciou oito reforços. Entre eles o zagueiro Davi, 22 anos, cria do Fluminense e emprestado ao São José.

– Será uma experiência nova e importante. Estou em busca de me firmar profissionalmente, e no São José, com uma competição forte como é a Série C e em um clube que quer buscar o acesso. O torcedor pode esperar muita raça – destacou o jovem.

Na última terça-feira, o Zeca fez um jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas e venceu por 4 a 0 no Passo D'Areia. A equipe é uma das primeiras a entrar em campo na Série C. Neste sábado, às 17h, o São José visita a Tombense no estádio Almeidão, em Tombos.

Time-base: Fábio Rampi; Samuel, Fredson, Jadson e Marcílio; Nonato, Carrilho e Diogo Sodré; Ariel Palácio, Calazans e Renê.

Davi, reforço do São José, é revelado pelo Fluminense — Foto: Eduardo Torres/São José

Ypiranga

São nove anos seguidos do Canarinho na Série C, com algumas chegadas às fases finais, mas sem conquistar o acesso. Nos dois últimos anos, porém, com novo formato, o time não conseguiu ficar entre os oito melhores. Em 2023, chegou a flertar com o rebaixamento.

Esta ano é o centenário do Ypiranga, e claramente o clube busca a tão sonhada vaga na Série B. Só que a temporada começou em baixa, com susto no Gauchão. A equipe esteve boa parte do campeonato no Z-2, e só garantiu a permanência na elite na última rodada.

Para a competição nacional – o Canarinho tem também a terceira fase da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR –, houve três saídas e cinco chegadas. O meio-campo Caio Mello, revelado pelo Bahia e que estava no Santa Cruz, é um dos reforços no elenco.

– As expectativas são as melhores possíveis, formamos um grupo muito bom. Todos focados em um só objetivo, que é o acesso, é o que temos pensado. Com o time que temos, acho que temos feito tudo para pensar jogo a jogo e fazer uma grande estreia em casa – destacou.

O Ypiranga entra em campo às 19h30 deste sábado, contra o CSA no Colosso da Lagoa, em Erechim.

Time-base: Alexander; Gedeilson, Fernando, Windson e William Gomes; Anderson Uchoa, Lucas Marques, Taddei, Reifit, Jonathan Ribeiro e Edson Cariús.

Caio Melo, jogador do Ypiranga — Foto: Divulgação

Caxias

Após anos de tentativas, o time grená finalmente conseguiu subir para a Série C em 2023. Para este ano, houve troca no comando técnico durante o Gauchão. A chegada de Argel Fuchs deu novo ânimo ao clube, que foi semifinalista estadual, eliminado pelo campeão Grêmio, e caiu apenas nos pênaltis para o Bahia na segunda fase da Copa do Brasil.

– A nossa obrigação é classificarmos entre os oito (segunda fase). Esse é o nosso objetivo, e depois, com calma e seriedade, nos dá o direito de sonhar. Temos que ter o pezinho no chão – ressaltou Argel.

Técnico Argel Fuchs em treinamento do Caxias no Centenário — Foto: Vitor Soccol/SER Caxias

Passado o Gauchão, o Caxias teve mais de três semanas de preparação visando a Série C. No período, fez três contratações: goleiro Thiago Coelho, lateral-esquerdo Matheus Mendes e zagueiro Lucas Cunha. Em contrapartida, quatro atletas deixaram o clube, entre eles o filho de Diego Lugano, Nicolás, que não fez nenhum jogo oficial.

A estreia do time grená na Série C acontece no Centenário também às 19h30 deste sábado, contra o Athletic, outro que subiu no ano passado.

Time-base: Thiago Coelho; Marcelo, Jean Pierre, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser, Emerson Martins e Tomas Bastos; Vitor Feijão e Gabriel Silva.

Veja também

Mais do ge