TIMES

Por João Gabriel Leitão* — Boa Vista, RR


Chiquinho Viana afirmou que deseja continuar no comando do São Raimundo-RR, mas deixou seu futuro em aberto após a equipe perder a maior hegemonia do futebol brasileiro em estaduais nesta terça-feira (11), diante do GAS. O técnico 11 vezes campeão roraimense afirmou que a decisão está nas mãos da diretoria do clube.

Agora é jogar contra o Manaus (pela Série D), mas conversar primeiro com a presidência e diretoria, e ver o que vai ser, como vamos proceder. Estou pronto para qualquer decisão, se continuo ou deixo o São Raimundo
— Chiquinho Viana, técnico do São Raimundo-RR, após derrota na final do Campeonato Roraimense

Chiquinho Viana em último amistoso do São Raimundo-RR antes da estreia pela Copa do Brasil — Foto: Hélio Garcias/São Raimundo-RR

Onze vezes campeão roraimense, Chiquinho defendia uma sequência de oito títulos consecutivos nesta terça-feira. Derrotado na grande final do Estadual, o São Raimundo-RR, atual vice-lanterna do Grupo A1 da Série D do Brasileirão, passa por um momento de crise dentro das quatro linhas sob comando do treinador.

O técnico inclusive falou sobre o momento de pressão antes da grande decisão, ao dizer que sempre conviveu com ela ao longo dos anos, mas admitiu estar maior na temporada 2024. Conhecido por ter os "pés no chão", após a final, Chiquinho afirmou que se preparou para um possível cenário de derrota.

- Um dia nós iríamos perder. Eu só não esperava que fosse nesse momento - lamentou.

Também ao ge, o técnico deixou claro o desejo pela permanência no cargo, ao dizer que sempre vai querer estar à frente do comando técnico do maior campeão estadual da Era Profissional do Roraimense.

Chiquinho Viana vibra após vencer Monte Roraima de virada no returno do Roraimão — Foto: Hélio Garcias/São Raimundo-RR

Treinador não concorda com último pênalti

O GAS teve dois pênaltis marcados pelo árbitro Anderson Daronco com auxílio do árbitro de vídeo (VAR), na cobrança de Kiki, que abriu o placar da partida, e na de Léo Salgado, que deu números finais ao jogo e ficou marcado como o gol do título do Leão. Justamente do segundo, o técnico do São Raimundo-RR deixou claro que não concordou com a marcação.

- Eu falei para o Daronco e não me arrependo: o último pênalti não aconteceu. A bola bate no corpo e depois pega no braço dele, que estava em movimento. Ele (Daronco) acredita que foi, mas eu não concordo, ele está equivocado, ou então foi má fé, porque não pode. A bola bate no corpo (antes) e se ela bate no corpo, o segundo toque não pode ser mão, mas ele marcou.

Anderson Daronco checa possível pênalti a favor do GAS com auxílio do VAR na final do Roraimense — Foto: João Gabriel Leitão/ge.globo

Apesar disso, o treinador não retirou os méritos da equipe adversária, ao dizer que o GAS fez por merecer o título devido à atuação na partida.

Além da hegemonia em estaduais, o São Raimundo-RR perde a vaga na Copa Verde do ano que vem e a garantia de uma vaga para disputar a Série D. A única possibilidade do Mundão representar Roraima novamente no Brasileirão em 2025, é se a equipe conquistar o acesso à Série C.

*Estagiário sob supervisão de Ivonisio Lacerda Júnior

Veja também

Mais do ge