TIMES

Por João Gabriel Leitão* — Boa Vista, RR


Sete anos depois de se destacar na disputa da Copa Roraima - antigo torneio de base sub-15 - em 2017, Danyllo Bastos, agora com a camisa do GAS, saiu do banco e estreou com gol no Campeonato Roraimense há 10 dias. O Leão Dourado volta a campo nesta terça-feira (26), para enfrentar o Real-RR.

Emprestado ao GAS pelo Amazonas, Danyllo Bastos estreou com gol saindo do banco no segundo tempo — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes

Emprestado ao Leão pelo Amazonas FC, o jogador chega após passagens por dois clubes mineiros, Athletic-MG e Guarani-MG.

Danyllo marcou o terceiro gol da goleada do GAS para cima do Progresso por 6 a 0, ainda na primeira rodada do Roraimão, realizada no dia 16 de março. O jogador entrou aos 12 minutos do segundo tempo, no lugar de Anthony Lucas.

O gol aconteceu apenas três minutos depois que Danyllo entrou em campo, com um belo chute de fora da área. Veja.

Os gols de Progresso 0 x 6 GAS, pela primeira rodada do Roraimense 2024

Os gols de Progresso 0 x 6 GAS, pela primeira rodada do Roraimense 2024

Impactante na partida, Danyllo ainda parou duas vezes no goleiro Eliédson ao longo do jogo. Em entrevista após o duelo, o amazonense de 22 anos comemorou a chegada ao GAS e aproveitou para elogiar os companheiros de equipe.

- Fico muito feliz de chegar há pouco menos de um mês, e já poder ajudar o clube. O GAS está se reestruturando, mas vai dar certo, sei que nosso grupo tá fechado e forte. Vamos atrás da vaga na Copa do Brasil novamente, que é nosso objetivo - declarou o atacante após a estreia com gol.

Danyllo Bastos comemora primeiro gol com a camisa do GAS ao lado dos companheiros de equipe — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes

Último reforço apresentado pelo GAS para o Campeonato Roraimense até então, Danyllo afirmou que estava confiante de que marcaria assim que tivesse a chance de entrar em campo.

Danyllo Bastos acertou belo chute de fora da área para marcar primeiro gol com a camisa do GAS — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes

O gol já seria marcante para Danyllo só por ter acontecido logo na estreia do atacante, entretanto, ele revelou ao ge que esse, especificamente, teve um sabor especial.

- Desde quando vim para cá, eu estava confiante de que ia fazer esse gol. Quando era Sub-15, vim para cá jogar a Copa Roraima, nem sei se ainda é realizada, e fui vice artilheiro. Quando cheguei, tive treinos nos campos que joguei. Fiquei muito feliz. Me emocionei um pouco e lembrei de tudo aquilo - revelou.

Copa Roraima

Apesar de ter sido um dos últimos atletas de outros estados a integrar o elenco do GAS, diferente de alguns dos novatos na equipe, Danyllo já conhecia (e muito bem) a capital Boa Vista, e mais especificamente, a Vila Olímpica Roberto Marinho, um dos campos de treino do Leão Dourado nesta temporada.

Guerreirinhos-AM, campeões da Copa Roraima 2017, na Vila Olímpica Roberto Marinho. Danyllo é o último dos agachados, do lado direito da foto — Foto: Amarildo Silva

Acontece que em 2017, aos 15 anos, Danyllo foi um dos destaques da Copa Roraima, torneio que buscava revelar pequenos craques, mas que não é realizado desde 2021. O atacante amazonense, fez parte dos Guerreirinhos-AM, time campeão daquela edição.

Aos 15 anos de idade, Danyllo Bastos era "estrelinha" durante disputa da Copa Roraima, na Vila Olímpica — Foto: Arquivo pessoal

De cabelo descolorido e com pinta de craque, o pequeno Danyllo Bastos terminou a competição na vice-artilharia.

- Voltar para cá, onde eu já fui campeão é uma sensação inexplicável, ver tudo que eu fiz e estar fazendo aqui de novo, estreando com gol, pô muito feliz, só felicidade agora - comemorou.

Trajetória

Natural de Manaus, após sair dos Guerreirinhos-AM, escolinha do Fluminense no Amazonas, o jogador foi destaque do time sub-17 do Oeste-SP no Campeonato Paulista da categoria, quando marcou quatro gols em 11 jogos disputados. Ele voltou para o futebol Amazonense para integrar a base do Nacional-AM em 2019 e no ano seguinte vestiu a camisa do Fast Clube-AM, também na base.

Danyllo Bastos (à esquerda) com a camisa do Guarani-MG, na segundona mineira — Foto: Pedro Gontijo

O jogador foi contratado para seu primeiro vínculo profissional em 2021, já no Amazonas. Desde então, retornou ao Fast, e depois foi para a Coreia do Sul, para uma rápida passagem pelo Yangju Citizen, onde também não passou em branco e marcou um gol.

Desde que voltou ao Brasil, ainda sob contrato com a Onça, Danyllo foi emprestado ao Athletic-MG, que disputava a Série D em 2023. Antes de chegar ao GAS passou ainda pelo Guarani-MG para disputa da divisão de acesso do Campeonato Mineiro.

*Estagiário sob supervisão de Ivonisio Lacerda Júnior

Veja também

Mais do ge