TIMES

Por Ivonisio Lacerda Júnior — Boa Vista, RR


Aos 20 anos de idade, Romailson de Jesus está na transição do futebol de base para o profissional e projeta o ano de 2023 de sucesso no estado de São Paulo. O jogador começou a carreira como atacante em Roraima, hoje, é lateral-direito do Catanduva.

Romailson no período em que jogou no São Bernardo — Foto: Reprodução/Instagram/Romailson02

Romailson nasceu no Maranhão, mas deixou o estado há cerca de 10 anos. Aos 14 anos, ele desembarcou em Roraima e, pouco depois, atuou no futsal. Em 2017, foi campeão dos Jogos Escolares pela escola Luiz Ribeiro. No mesmo ano, a escola representou o estado no Campeonato Brasileiro Escolar, quando conquistou o vice-campeonato.

A estreia no futebol foi na equipe Sub-20 do Baré, onde começou a carreira como atacante. Além do Colorado, Romailson atuou também no Grêmio Atlético Sampaio, também no Campeonato Roraimense Sub-20.

Romailson foi apresentado no Catanduva FC em novembro deste ano — Foto: Divulgação/Catanduva FC

A oportunidade para jogar em São Paulo surgiu por meio do técnico de futsal do Sporting Roraima e também empresário, Rodrigo Viana, com quem trabalhou também no Independente. Inclusive, antes de chegar ao São Bernardo, primeiro clube do futebol paulista em que atuou, Romailson faria teste no Palmeiras, mas a delegação e responsáveis estavam em excursão para a China.

Ao ge, Romailson relatou que ao chegar no estado, em 2019, optou por não ser atacante, mas sim, jogar de lateral-direito. E a escolha, tem um pouco a ver com um craque do futebol mundial, no caso, para "escapar" de comparações e da concorrência.

- Quando eu cheguei em São Paulo, vi muitos garotos querendo jogar no ataque, muitos falando da referência do Neymar, e eu queria algo diferente. Quis me testar na lateral-direita, o treinador na época até estranhou, porque fui indicado como atacante. No primeiro teste foi difícil, mas depois me adaptei e estou na posição até hoje - comentou.

Romailson em atuação pela Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) — Foto: Arquivo pessoal

No São Bernardo, primeiro time em que jogou no estado de São Paulo, Romailson fez quase 30 partidas. Neste ano, ele chegou a ser emprestado para o futebol sul-mato-grossense, onde vestiu a camisa do SERC, clube da primeira divisão. Lá, o lateral estreou como profissional.

O Catanduva Futebol Clube é um time com apenas cinco anos de idade, foi fundado no fim de 2017, e disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez. O clube é sede do grupo 6, que tem ainda as equipes do América de Natal, Avaí e Ceilândia.

A estreia na Copinha será no dia 3 de janeiro, uma terça-feira, contra o América-RN. Para ele, é uma oportunidade de representar bem o clube que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez.

- Sabendo que é meu último ano na Copinha, eu pretendo jogar a vida nesse campeonato. Todos os jogadores vão dar tudo na Copinha, porque é uma oportunidade única. Espero dar o meu melhor para ajudar a equipe a conquistar o objetivo, que é passar da primeira fase. Se Deus quiser vai dar tudo certo - completou.

Veja também

Mais do ge