TIMES

Por Redação do ge — Boa Vista, RR


A próxima edição do Campeonato Roraimense vai começar na primeira quinzena de fevereiro, segundo a Federação Roraimense de Futebol (FRF). A medida foi tomada visando priorizar os representantes do estado em competições nacionais, segundo representante da entidade. Veja mais detalhes abaixo.

Nova sede da Federação Roraimense de Futebol, inaugurada em janeiro de 2024 — Foto: Ivonisio Lacerda Júnior/ge.globo

A informação foi dada pelo gestor da FRF, Samir Xaud, em entrevista ao programa 'Domingo Esportivo' da Rádio Assembleia e confirmada pelo ge. Segundo ele, além de tomada, a decisão já foi até comunicada aos 10 clubes que fazem parte da federação.

- É uma decisão da Federação e os clubes tem que se adequar. Vamos priorizar o futebol e o calendário principalmente para quem está e estará em competições nacionais - assegurou Xaud.

O que motivou a medida

O período de início do Campeonato Roraimense, que nesta temporada foi o último Estadual do futebol brasileiro a começar - no dia 16 de março - é tema de debates entre a FRF e presidentes de clubes há anos.

Por um lado, iniciar a principal competição do futebol local em meados de março permite que os clubes tenham mais tempo para se organizar e possam aproveitar o fim de outros estaduais para contratar jogadores.

Presidentes de clubes e representantes da FRF em reunião na sede da entidade — Foto: ge.globo

Por outro, o início tardio não permite que os representantes de Roraima em competições nacionais adquiram ritmo de jogo antes das partidas mais importantes do ano e prejudica o condicionamento físico dos jogadores, que se desgastam devido ao calendário apertado de jogos entre as competições.

A visível deterioração do gramado do Canarinho causada pela disputa do Roraimão de forma integral no estádio somada ao período de chuvas que geralmente se inicia no fim de abril no estado é outro fator apontado pelos que defendem o início mais cedo no ano. Entenda:

Ritmo de jogo

Sem ter como testar os elencos antes da estreia no torneio, as equipes precisam realizar amistosos de pré-temporada entre si ou contra times amadores para se preparar, como fizeram São Raimundo-RR e GAS este ano.

São Raimundo-RR e GAS representaram Roraima na Copa do Brasil 2024 — Foto: Reprodução/São Raimundo-RR/GAS

Tradicionalmente, a primeira partida oficial dos representantes de Roraima na temporada ocorre logo na Copa do Brasil, competição nacional que paga os maiores valores de cota de participação, e que aumenta de acordo com a classificação para fases seguintes.

GAS enfrentou equipes amadoras em pré-temporada da primeira participação do clube na Copa do Brasil em 2024 — Foto: Luan Kallen/Trivela Sports

Geralmente os representantes de Roraima enfrentam equipes que já estão em meio a uma disputa em seus estados e a disparidade no ritmo de jogo pode significar uma desvantagem para os roraimenses.

'Dor de cabeça' em relação ao calendário

Geralmente, logo após o início da Copa do Brasil, a disputa da Copa Verde começa. No ano passado, por ter avançado de fase nas duas competições, somado ao início do Campeonato Roraimense, o São Raimundo-RR chegou a disputar três jogos importantes em menos de uma semana, contra Botafogo-SP, River-RR e Remo.

Além disso, normalmente em meio à disputa do segundo turno do Campeonato Roraimense, a Série D do Campeonato Brasileiro também começa. Nesta temporada, a divisão de atenções entre as competições foi um dos fatores que atrapalharam o São Raimundo-RR, como apontado ano após ano pelo técnico Chiquinho Viana, um dos que defende o início do Estadual em janeiro ou fevereiro.

Divisão de atenções entre competições prejudica o São Raimundo-RR ano após ano, segundo treinador Chiquinho Viana — Foto: Hélio Garcias/São Raimundo-RR

Este ano, o Mundão precisou entrar em campo com times alternativos durante a Série D para preservar o elenco na reta final da campanha do Campeonato Roraimense. Na próxima temporada, o atual campeão inédito GAS representará o estado em todas as competições, e o Mundão disputa a Copa do Brasil.

Desgaste do gramado no período chuvoso

Desde 2021, o Campeonato Roraimense é disputado integralmente no estádio Canarinho. Além disso, o local é o único do estado apto a receber partidas de competições nacionais. Isto significa que, além dos mais de 40 jogos do Estadual, o estádio também recebe partidas da Copa do Brasil, Copa Verde, Série D e Brasileiro Feminino A3.

Além do desgaste natural por conta do volume de jogos, em meados de abril, ainda com o Estadual em curso, é geralmente quando inicia também o período de chuvas em todo o estado de Roraima. Poças de lama, buracos e grama morta passam a fazer parte dos jogos, como visto este ano.

Imagens de GAS x Monte Roraima, na semifinal do 2ºturno do Roraimão mostra gramado prejudicado pelas chuvas — Foto: Reprodução/Trivela Sports RR

Roraimão em fevereiro após 20 anos

A última vez que o Campeonato Roraimense de Futebol teve início em fevereiro foi em 2005. A partida de abertura aconteceu no dia 19 de fevereiro, no estádio Canarinho. No ano seguinte, foi o último Estadual em Roraima que iniciou mais cedo ainda: em janeiro. Na época, os clubes Real e Monte Roraima sequer haviam sido fundados.

Veja também

Mais do ge