TIMES

Por Redação do ge — Natal


No dia 1º de setembro, o Brasil comemora o Dia do Profissional de Educação Física. Regulamentada desde a década de 1990, a atuação desses profissionais vai além de orientar exercícios. Por meio de programas personalizados e estratégias eficazes, esses profissionais incentivam a prática regular de atividades físicas, essenciais para prevenir uma série de doenças crônicas e promover o bem-estar físico e mental.

Uma das áreas em que os profissionais de educação física têm um impacto significativo é nas academias. Esses espaços, antes vistos apenas como locais para desenvolver músculos, têm evoluído para ambientes completos de cuidado com a saúde. Sob a orientação de profissionais qualificados, as academias se tornaram centros de transformação, onde indivíduos de diferentes idades e níveis de condicionamento físico podem encontrar suporte para atingir seus objetivos.

Dia do Profissional de Educação Física: como profissionais atuam na transformação das academias em espaços de promoção da saúde — Foto: Divulgação

Nas academias, os profissionais de educação física desempenham um papel multifacetado. Não apenas elaboram planos de treinamento personalizados, mas também educam os praticantes sobre a importância da técnica correta, prevenção de lesões e a necessidade de variar os exercícios para manter o progresso constante.

- A nossa função principal é intervir de forma positiva na vida das pessoas através do exercício físico, criando estratégias para que o indivíduo consiga introduzir de forma consistente em sua rotina o hábito de fazer algum exercício, seja ele qual for. Afinal, já é bem estabelecido na ciência que a adoção de um estilo de vida mais ativo tem relação direta com uma maior expectativa de vida. Existem vários estudos apontando benefícios para os indivíduos fisicamente ativos, como, melhor controle dos níveis glicêmicos (diminuindo a chance do diabetes), diminuição dos níveis de pressão arterial, menor incidência de queda em idosos, melhor controle da composição corporal, entre outros benefícios - conta Thiago Siqueira, coordenador fitness da Bodytech Tirol.

Heloísa Lopes, instrutora da academia, conta que a vontade de seguir na carreira veio pelo gosto em praticar exercícios físicos e a vontade de ajudar pessoas por meio deles. Na área há cinco anos, ela vê uma grande oportunidade no ambiente da academia para colocar seus conhecimentos em prática, atuando como instrutora de indoor cycle e personal trainer.

- O profissional de educação física tem um papel importantíssimo na promoção da saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, para que os benefícios dos exercícios sejam alcançados, os exercícios precisam ser prescritos de forma adequada a cada indivíduo e suas condições e particularidades, e apenas o profissional de educação física é capacitado para isso - destaca Heloísa.

Atuação do profissional de Educação Física vai além das academias

Falar em Educação Física e em seus profissionais pode remeter, quase imediatamente, à figura do instrutor de esportes ou aquele que instiga treinos pesados em ambientes cheios de anilhas e máquinas de exercício físico. O professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Potiguar (UnP), Leandro Medeiros da Silva, chama atenção sobre a ampla atuação que a área permite e a importância da formação superior para quem deseja atuar na área.

Cheios de responsabilidade, uma vez que atuam como promotores e mantenedores da saúde, os profissionais de Educação Física têm se tornado agentes atuantes nos ciclos de vida das pessoas.

- Eles têm por atribuição conduzir o aprendizado, através do movimento e exercício, seja com a criança na escola, através de direcionamentos de hábitos saudáveis que se perduram pelo resto da vida, seja com o jovem no esporte, no controle de comorbidades que possam surgir durante a vida adulta, até no cuidado da saúde da pessoa idosa - conta Leandro.

- Com a possibilidade de contribuir com a saúde e educação da sociedade, também pela pesquisa e extensão no ambiente acadêmico, cada profissional da área deve zelar pelo cuidado e bem-estar humano, usando o movimento e os exercícios como suas ferramentas de trabalho - acrescenta.

Atualmente, com o reconhecimento adquirido pela atuação sólida da categoria, os profissionais da Educação Física estão nos mais diversos espaços: na área de reabilitação, quando atuam com pacientes que passaram por doenças, cirurgias ou têm problemas físicos e necessitam de ajuda profissional para retomar seus movimentos. Nessa área, é comum que estejam em parceria com os fisioterapeutas.

- Hoje, o profissional de Educação Física pode atuar em hospitais e clínicas, no cuidado pré e pós-hospitalar. Também está habilitado para contribuir com a avaliação física das pessoas auxiliando outros profissionais, como esteticistas e nutricionistas - afirma Leandro.

Veja também

Mais do ge