TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Equipes da Série A2 do Campeonato Carioca — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

A Série A2 do Campeonato Carioca começa neste sábado com 12 equipes lutando pelo título e o acesso à elite do Rio em 2025. Neste ano, a competição conta com a presença ilustre de Romário, que foi inscrito como jogador e pode voltar a jogar futebol profissionalmente aos 58 anos (leia mais abaixo).

O torneio manteve o mesmo formato da edição anterior. Os clubes disputam um turno único no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores classificados avançam às semifinais e o time de pior campanha é rebaixado para a Série B1, a terceira divisão do Rio.

O líder é considerado campeão da Taça Santos Dumont e enfrenta o quarto colocado. Do outro lado da chave, o duelo é entre o vice-líder e o terceiro lugar. Os times se enfrentam em confrontos de ida e volta, com as equipes de melhor campanha tendo vantagem do empate e mando de campo na segunda partida.

A final também é realizada em dois jogos e com o time de melhor campanha decidindo em casa. Porém, em caso de igualdade na soma dos placares, há disputa de pênaltis para definir o campeão. Apenas o vencedor sobe para a primeira divisão do Campeonato Carioca em 2025.

Romário inscrito como jogador

Romário treina no América — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Entre tantos jogadores que disputarão a Série A2, um deles é especial: Romário. Craque do Brasil na Copa do Mundo de 1994, ídolo de Vasco e Flamengo, o Baixinho está de volta aos gramados e se inscreveu para jogar pelo America, clube que também exerce a função de presidente.

Senador da República, Romário está aposentado do futebol desde 2009, quando disputou poucas partidas também pelo America, time que aprendeu a amar com o pai, seu Edevair.

No time, o craque terá as companhias do seu filho, Romarinho, e André, revelado pelo Santos e parceiro de ataque de Neymar em 2010 pelo Peixe.

Aos 58 anos, Romário deixou claro que o objetivo é atuar apenas "alguns joguinhos" ao lado do filho e pelo time do coração. Cabe ao treinador Marcus Alexandre encontrar a melhor maneira dele ser utilizado em campo.

— Galera, vocês devem estar acompanhando a possibilidade da minha volta aos gramados. Deixando claro que não é pra disputar o campeonato, mas sim para fazer alguns joguinhos pelo meu time do coração, o Mecão. Além disso, vou realizar mais um sonho: jogar ao lado do meu filho - escreveu em rede social.

Romário e Romarinho em treino do América-RJ — Foto: Ronald Lincoln

Jogos da 1ª rodada

Sábado (18), às 15h

  • Audax Rio x Duque de Caxias
  • Serrano x Artsul
  • Araruama x Cabofriense
  • Resende x Americano
  • Maricá x Olaria
  • America x Petrópolis

Veja também

Mais do ge