copa rio sul de futsal

TIMES

Por Redação do ge — Paulo de Frontin, RJ


Paulo de Frontin visita Porto Real pela semifinal da Copa Rio Sul de Futsal — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

Paulo de Frontin enfrenta Três Rios neste sábado para definir a campeã da 30ª Copa Rio Sul de Futsal. A final será na Fundação Educacional Dom André Arcoverde (Unifaa), em Valença, a partir das 14h.

Na campanha até a final, Frontin liderou o grupo B, que também teve Barra Mansa, Paracambi, Paty do Alferes e Paraty. Nas quartas de final, a adversária foi ninguém menos do que a atual campeã do torneio, Mendes. Na semifinal, o desafio foi Porto Real.

A equipe luta pelo bicampeonato, seis anos depois de conquistar o troféu mais cobiçado da região, em 2018. Para superar Três Rios, o time reúne alguns trunfos que podem fazer a diferença em uma partida decisiva.

Elenco jovem

Com média de idade de 22 anos - uma das menores desta edição do torneio - Paulo de Frontin conta com muito fôlego e disposição de sobra. Só para ter uma ideia, a equipe que mais começou como titular no decorrer da copa teve: João Lucas (19 anos) , Geovane (21 anos), Luquinha (18 anos), Breninho (18 anos) e Glinger (23 anos).

Medalhões no elenco

Se a média de idade da equipe é considerada baixa, algumas peças fazem o contrapeso da experiência em Paulo de Frontin. Entre os destaques estão Magú, de 32 anos, a maior liderança em quadra do elenco, e Mascote, um dos atletas mais velhos desta edição do torneio, com 44 anos. A dupla fez parte do elenco campeão, em 2018 e agrega ao elenco com a experiência do título.

Miller, de 17 anos, e Mascote, de 44, ilustram a mistura de gerações de Paulo de Frontin na Copa Rio Sul de Futsal — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

A maioria dos remanescentes de outras edições também sentiu o clima do dia de decisões recentemente. Em 2022, Frontin terminou com o 3º lugar, superando Resende no jogo que precedeu a final.

Treinador campeão

Toda boa equipe começa por um bom treinador. Paulo de Frontin conta com o comando de Max Silva, que também já possui um título no currículo. Ele venceu em 2016, no primeiro título de Mendes.

Além do título, Max tem rodagem na Copa Rio Sul e já foi vice-campeão. Por coincidência, ele ficou com o segundo lugar por Vassouras exatamente na edição em que Paulo de Frontin conquistou o troféu, em 2018. Na ocasião, Max foi eleito o melhor treinador do torneio, mesmo não vencendo.

Max, treinador de Paulo de Frontin — Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulo de Frontin

Poder coletivo

Em Paulo de Frontin o protagonismo é compartilhado. A equipe vem jogando de maneira concisa e muito coletiva, com todas peças tendo seu devido momento de se destacar. O time não costuma vencer jogos por goleada, mas sabe fazer o essencial para sair vencedor. Quem chega mais perto de se destacar em números individuais é o artilheiro do time, Lucas, que marcou 9 gols até aqui.

Paulo de Frontin no jogo contra Mendes — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

Veja também

Mais do ge