TIMES

Por Redação do ge — Paris


O Brasil ainda não conquistou uma medalha no remo em Jogos Olímpicos, mas segue sonhando com isso. Em Tóquio, o país foi representado apenas por Lucas Verthein, que conquistou o melhor resultado individual do Brasil: chegou à semifinal e terminou em 12º. Lucas vai tentar garantir vaga novamente e melhorar o resultado em Paris. E a expectativa é que a seleção possa ter mais atletas nos Jogos de 2024. Serão três chances para isso. Veja como será a classificação do remo para as Olimpíadas de Paris 2024.

Lucas Verthein se classifica para a semifinal do remo nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Lucas Verthein se classifica para a semifinal do remo nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Como funciona a classificação do remo para Paris 2024

A França, país-sede, tem direito a uma vaga por gênero. Também serão distribuídas duas vagas por gênero para garantir a universalidade da competição. Fora isso, os atletas têm três chances para carimbar uma vaga em Paris.

Vaires-sur-Marne Nautical Stadium — Foto: Divugação

1 - O Campeonato Mundial, realizado em setembro de 2023, na Sérvia, já distribuiu mais de 100 vagas.

2 - 64 atletas (32 mulheres e 32 homens) poderão se classificar em quatro regatas de qualificação continental. Para os brasileiros, a disputa será a regata das Américas, em março de 2024, no Rio de Janeiro.

3 - 96 atletas (48 de cada gênero) terão uma última chance de se classificar na Regata Final de Qualificação Olímpica. O evento está previsto para acontecer em Lucerna, na Suíça, em maio de 2024

Pictograma remo Paris 2024 — Foto: Reprodução

Veja os brasileiros no remo em Paris 2024

O país garantiu duas vagas para os Jogos de Paris, com Lucas Verthein, no skiff simples masculino, e Beatriz Tavares, no skiff simples feminino.

Fabiana Beltrame ficou em 14º em Atenas — Foto: Leandra Benjamin

Veja data e programação do remo em Paris 2024

O remo será disputado no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.

Entenda o formato do remo em Paris 2024

Serão sete categorias por gênero: skiff simples, skiff duplo, skiff quadrúplo, skiff duplo peso leve, dois sem, quatro sem, oito com. As competições começam com eliminatórias onde três se classificam para as semifinais. Os perdedores disputam repescagem. Os melhores das semifinais disputam as finais e brigam por medalhas.

Veja também

Mais do ge