TIMES

Por Redação do ge — Paris, França


Depois de uma bem-sucedida estreia nos programa olímpico em Tóquio 2020, a escalada esportiva retornará com outra cara em Paris 2024. Se na primeira aparição do esporte nos Jogos os atletas enfrentaram apenas um evento que combinava velocidade (speed), bloco (boulder) e dificuldade (lead), agora a competição será desmembrada e distribuirá duas medalhas por gênero: uma para velocidade e outra para a combinação de bloco e dificuldade. Veja como será a classificação da escalada para as Olimpíadas de Paris 2024.

Veja alguns dos melhores momentos da escalada - Olimpíadas de Tóquio

Veja alguns dos melhores momentos da escalada - Olimpíadas de Tóquio

Como funciona a classificação da escalada esportiva para Paris 2024

As duas modalidades - velocidade e bloco/dificuldade - terão processos de classificação bem parecidos. A diferença está no número de vagas para cada um.

Velocidade

Mickael Mawem em ação na escalada em Tóquio — Foto: Getty Images

A disputa de velocidade contará com 14 atletas por gênero, com máximo de quatro atletas (dois homens e duas mulheres) por Comitê Olímpico Nacional. A França, país-sede, já tem garantida uma vaga por gênero, e mais uma vaga por gênero será distribuída pelo princípio da universalidade.

Eventos classificatórios:

  1. Mundial de Escalada Velocidade - Berna (Suíça), agosto de 2023 - quatro vagas. Os dois primeiros colocados por gênero se classificam.
  2. Campeonatos Continentais de Velocidade - setembro a dezembro de 2023 - 10 vagas. Os campeonatos continentais ainda não tiveram os locais definidos - nas Américas, as vagas estarão em jogo nos Jogos Pan-Americanos, em outubro de 2023. O campeão por gênero de cada evento conquistará uma vaga.
  3. Pré-OIímpicos de 2024 - março a junho de 2024 - 10 vagas

Bloco e dificuldade

Cesar Grosso treina em paredão que simula a prova de dificuldade (lead) que estreou nos Jogos de Tóquio — Foto: Divulgação

Os eventos classificatórios serão parecidos com os de velocidade, porém para a disputa de bloco e dificuldade serão oferecidas 36 vagas, com um máximo de quatro atletas (dois homens e duas mulheres) por Comitê Olímpico Nacional. Duas vagas por gênero serão destinadas ao país-sede, França, e mais duas serão distribuídas de acordo com o princípio de universalidade.

Eventos classificatórios:

  1. Campeonato Mundial de Escalada Esportiva ISF (B&L) - Berna (SUI), agosto de 2023 - seis vagas - Vaga para os três escaladores mais bem colocados no mundial.
  2. Classificatórias continentais ISF (B&L) - set-dez 2023 - 10 vagas. Uma vaga por gênero em cada etapa, respeitando a cota máxima do Comitê Olímpico Nacional. Os campeonatos continentais ainda não tiveram os lugares definidos - nas Américas, as vagas estarão em jogo nos Jogos Pan-Americanos, em outubro de 2023. O campeão por gênero de cada etapa ganhará uma vaga.
  3. Pré-Olímpicos - março-junho de 2024 - 20 vagas

Veja os brasileiros na escalada esportiva em Paris 2024

Os atletas brasileiros ainda buscam vagas na escalada esportiva.

Veja data e programação da escalada esportiva em Paris 2024

A competição de escalada em Paris 2024 acontece entre os dias 5 e 10 de agosto em Le Bourget. A decisão da modalidade velocidade acontece no dia 7 de agosto entre as mulheres e no dia 8 entre os homens. A disputa de bloco/dificuldade será definida nos dias 9 (masculino) e 10 (feminino).

Entenda o formato da escalada esportiva em Paris 2024

Norte-americano Nathaniel Coleman tentando vencer terceira configuração da prova de bouldering na escalada olímpica em Tóquio — Foto: REUTERS/Yara Nardi

Velocidade – Na disputa de velocidade, dois atletas escalam lado a lado uma parede de 15 metros e o primeiro a chegar ao topo vence, avançando na competição.

Bloco e dificuldade – A competição começará com homens e mulheres disputando a modalidade bloco, nos dias 5 e 6, em que o atleta precisa completar quatro blocos de desafios em menos tempo. Na dificuldade, que acontece nos dias 7 e 8, os escaladores enfrentarão uma parede inclinada e devem chegar ao ponto mais alto para somar mais pontos. Os atletas mais bem classificados lutarão por medalhas nas finais combinadas que acontecem nos dias 9 (homens) e 10 de agosto (mulheres).

Veja também

Mais do ge