TIMES

Por Redação do ge — Cascavel


O Polícia Civil do Paraná vai investigar o acidente que causou as mortes de Érico Veríssimo da Rocha, 38 anos, e André Veríssimo Cardoso, 42 anos, no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Cascavel, no domingo. A corporação da cidade abriu um inquérito para apurar a causa da ocorrência.

Vídeo: acidente em prova de motovelocidade mata dois pilotos

Vídeo: acidente em prova de motovelocidade mata dois pilotos

A Polícia determinará se houve alguma falha ou falta de segurança, seja na pista ou nas motos. Em nota, a PCPR diz que o objetivo é "a fim de apurar e esclarecer por completo os fatos".

A organização da prova, Moto 1000 GP afirmou que "segue todos os protocolos internacionais" e que o acidente foi "uma tragédia".

Apesar do sobrenome, não havia nenhum grau de parentesco entre André e Érico Veríssimo. Eles tinham em comum a paixão pela motovelocidade e também o incentivo para quem estava começando no esporte.

O corpo de André já foi liberado para translado, e o velório será em São Bernardo do Campo-SP, a partir das 7h de terça-feira. O sepultamento será às 11h.

Érico será velado em Olinda, em Pernambuco, na quarta-feira, a partir de meio-dia. A família chegou a Cascavel nesta segunda-feira para o reconhecimento. Ainda não há data nem local dos atos fúnebres.

André Veríssimo (esq.) e Érico Veríssimo Rocha (dir.) — Foto: Arquivo Pessoal

Como foi o acidente

Logo após a largada da categoria, André caiu da moto na saída de uma curva do Autódromo Zilmar Beux e ficou no meio da pista. Ao se levantar, foi atingido por Érico, que não conseguiu desviar. Os dois receberam atendimento médico, mas não resistiram aos ferimentos.

Moto GP: acidente em Cascavel

Moto GP: acidente em Cascavel

Quem são eles?

Érico Veríssimo da Rocha nasceu em Olinda, Pernambuco. A família é proprietária de uma empresa de pisos e pavimentos pré-fabricados e de um salão de beleza em Recife.

Na última terça-feira, ele comemorou o aniversário de cinco anos do filho. Érico estava em sétimo na categoria GP 1000 da Moto1000GP.

Natural de São Paulo, André Veríssimo Cardoso era publicitário e começou a competir profissionalmente aos 30 anos em 2011. Ele chegou a passar toda a temporada 2019 fora das pistas por falta de investimento financeiro.

Em 2020, André foi campeão da Super Bike Brasil na categoria Evo Pro depois de comemorar a vitória antes da hora no Audódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A cena inusitada ganhou repercussão no mundo da motovelocidade. No mesmo ano, ele também foi campeão na categoria Evolution 1000cc.

André, inclusive, já havia sofrido outros sérios acidentes ao longo da carreira: fraturou o braço em etapa do Campeonato Argentino de Motovelocidade em 2015 e luxou o joelho da perna esquerda durante prova em Curitiba no Paraná, em 2017.

Nota da Polícia Civil do Paraná

"Na tarde de ontem (27), ocorreu um acidente durante uma prova de motociclismo no Autódromo de Cascavel, envolvendo os pilotos André Veríssimo Cardoso e Érico Veríssimo da Rocha. Os pilotos foram atendidos e encaminhados ao hospital do município, porém ambos vieram a óbito. A PCPR instaurou um inquérito policial a fim de apurar e esclarecer por completo os fatos".

Veja também

Mais do ge