TIMES

Por Redação do ge — Ponta Grossa


O Operário-PR encara o Santos nesta sexta-feira, em Ponta Grossa, disposto a emendar três vitórias consecutivas e passar do time paulista na classificação na Série B do Brasileiro. O Fantasma vem de vitórias consecutivas sobre Amazonas e Guarani, ambas por 1 a 0, e está na briga direta para entrar no G-4.

1,5 mil ingressos para visitantes esgotam para partida entre Operário e Santos

1,5 mil ingressos para visitantes esgotam para partida entre Operário e Santos

A campanha do Operário-PR na Série B começou com vitórias contra Avaí e Ituano, e foi seguida por seis jogos sem vencer - empates contra Ponte Preta, Brusque e Ceará, e derrotas para Vila Nova e Coritiba. As vitórias nos últimos dois jogos espantaram a crise que começava a se instaurar no Fantasma.

O Operário-PR tem 27 jogos na temporada: venceu onze, empatou nove e perdeu sete. No estádio Germano Krüger, a equipe só perdeu dois jogos, contra os finalistas do Campeonato Paranaense - Athletico e Maringá. Na Série B, a equipe tomou apenas um gol como mandante.

No Campeonato Paranaense, o Fantasma chegou até a semifinal e foi eliminado pelo Athletico, que conquistou o título pela 28ª vez. Na Copa do Brasil, os comandados de Rafael Guanaes passaram por Operário-MS e Villa Nova-MG, e empataram com o Grêmio no primeiro jogo da terceira fase.

Santos pressionado

O Santos, finalista do Campeonato Paulista, começou a Série B vencendo cinco de seis jogos, mas emendou três derrotas nas últimas rodadas, contra Novorizontino (3 a 1), Botafogo-SP (2 a 1) e América-MG (2 a 1).

Todos os times estão sempre muito pressionados. O Brasileiro é um campeonato longo. O Santos é o principal time dessa competição, a gente entende isso, é um ótimo time, que perdeu jogos criando um monte de chances, e o principal candidato a acesso. Ao mesmo tempo, é o nosso jogo em casa, vindo de dois jogos com bom desempenho, duas vitórias
— Rafael Guanaes, técnico do Operário-PR

Operário-PR e Santos estão com os mesmos 15 pontos, mas o favoritismo do Peixe ainda fala mais alto: apesar de ter apenas uma vitória a mais que o Fantasma, o Santos fez mais que o dobro de gols. O time de Rafael Guanaes balançou as redes seis vezes, e o time de Fábio Carille marcou 17.

Contraste entre defesa e ataque

Sem encontrar um "matador" e com três camisas 9 diferentes em nove jogos de Série B, o Operário-PR tem o terceiro pior ataque da competição. Só uma das quatro vitórias do time na competição teve mais de um gol marcado. O artilheiro do time é Maxwell, atacante de lado que fez três gols no Paranaense, um na Copa do Brasil e dois na Série B.

Por outro lado, o Fantasma tem a segunda melhor defesa. O time só não é o menos vazado porque tomou três dos cinco gols sofridos no duelo entre paranaenses, contra o Coritiba. Enquanto o Operário-PR sofreu cinco gols em nove jogos, o Goiás sofreu quatro.

A bola rola para Operário-PR e Santos na sexta-feira, às 19h, no Germano Krüger. Na segunda-feira, o Fantasma joga fora de casa, contra a Chapecoense. O ge acompanha os jogos em Tempo Real.

Operário-PR no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa — Foto: André Jonsson/ OFEC

Veja também

Mais do ge