TIMES

Por Redação do ge — Curitiba


O técnico Fábio Matias estreou no Coritiba com um empate diante do Goiás, por 1 a 1, neste domingo, na Serrinha, pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro. Anunciado nesta semana, o treinador valorizou o empate no primeiro jogo, mas indicou uma preocupação com as oscilações que o Coxa apresenta em campo.

Goiás 1 x 1 Coritiba | melhores momentos | Brasileirão Série B 2024

Goiás 1 x 1 Coritiba | melhores momentos | Brasileirão Série B 2024

– A gente ainda precisa buscar isso, é uma busca interna, a gente sabe disso, desse equilíbrio em relação a comportamento de jogo, de não ter essas oscilações dentro do jogo, que foi o que a gente sentiu e viu no final do primeiro tempo. Todo mundo é ciente disso – pontuou, em entrevista coletiva.

– Somos a primeira equipe a tirar pontos do Goiás em casa, temos que valorizar, mas o Coritiba vai sempre jogar para ganhar, isso tem que ficar muito claro na cabeça do torcedor nosso. Essa é a mensagem que vamos deixar aqui – disse.

Matias apostou na base titular que vinha atuando, apenas com a volta de Natanael na lateral direita e a entrada de Yago como novidade, substituindo Lucas Ronier, de fora por conta de um impasse contratual.

O Coritiba abriu o placar logo aos dois minutos, com Matheus Frizzo, e teve uma bola na trave com Yago aos sete. Porém, o time caiu de produção e levou o empate aos 25, em gol marcado por Luiz Henrique.

O Coxa voltou com mudanças do intervalo, com entradas de Wesley Pomba e Geovane Meurer, e incomodou no ataque. A partida ficou equilibrada, com o Coritiba criando chances importantes para fazer o segundo gol – na melhor delas, aos 44, Matheus Bianqui recebeu na área com o goleiro batido, mas jogou para fora.

– A gente começou com uma proposta inicial de jogo de não só ter a bola, mas de ser agressivo, principalmente no campo adversário. A gente conseguiu sustentar 15 minutos. Tivemos a chance do gol e mais uma chance. Jogar aqui é muito difícil. A gente sabe que aqui em algum momento você tem que sofrer, mas sofrer bem, sem deixar o adversário criar oportunidades – comentou Fábio Matias.

– No segundo tempo a gente faz alguns ajustes na zona central do campo, com as entradas de dois jogadores. A gente começa a controlar o jogo, com e sem a bola. A partir desse momento, a gente começa a ter algumas oportunidades, ter algumas chances de sair também com o resultado positivo. O jogo passa muito por isso, por estabilizar comportamento e manter o nível alto – prosseguiu.

Fábio Matias, técnico do Coritiba — Foto: Reprodução/TV Coxa

Apresentação

Fábio Matias tem 44 anos e vinha trabalhando como auxiliar-técnico do Botafogo. Ele ocupa a vaga que estava com o interino James Freitas desde a saída de Guto Ferreira, no dia 3 de maio. O treinador soma trabalhos na base, sendo campeão da Copa São Paulo em 2020, pelo Internacional. Tem passagens ainda por Grêmio e Flamengo, entre outros times.

– Sou apaixonado por futebol, vivo futebol 24 horas. Venho de um processo de construção de carreira a médio e longo prazo, sempre com o pé no chão. Nunca abdiquei dos valores pessoais e humanos, e principalmente de jogo. A ideia, e isso bate com a ideia que o clube tem hoje, a gente quer um jogo que seja prazeroso para o torcedor. O torcedor tem que ir ao estádio, tem que ter prazer de ver os jogadores jogando. Isso é algo que sempre busquei ao longo da minha carreira – disse.

O técnico soma mais de 50 partidas na carreira comandando equipes em competições profissionais: pelo Internacional no Gauchão, pelo Flamengo no Carioca, pelo Bragantino, pelo Figueirense e pelo Botafogo, entre Libertadores e Carioca.

– Lógico que cada contexto que você pisa no profissional é diferente. O contexto do Botafogo foi um, lá atrás com estadual com o Inter foi outro, estadual com o Flamengo foi outro. Cada contexto tem as suas peculiaridades. E as peculiaridades o Coritiba vai ter, mas é um clube que está prezando por bons jogadores, e valorização do processo de formação e base. Esse equilíbrio é que vai dar o que a gente quer, conquistar vitórias – analisou.

Com o resultado, o Coritiba segue sem vencer fora de casa na Série B e fica em oitavo na tabela, com 15 pontos, três abaixo do próprio Goiás, que abre o G-4. O Coxa tem pela frente agora o líder América-MG, na quarta-feira, às 21h30, no Couto Pereira.

– Peço também paciência ao torcedor em relação a isso, que tenha essa paciência. As coisas não acontecem do dia para a noite. Não é só agradecer por estar aqui, preciso retribuir. A gente quer uma retribuição e precisa do torcedor, quarta-feira principalmente, pelo nível de jogo, vamos enfrentar um adversário altamente qualificado, mas temos condições de fazer um bom resultado.

Veja também

Mais do ge