TIMES

Por Redação do ge — Curitiba


A janela de transferências reabre no dia 10 de julho, e o Athletico segue se movimentando no mercado em busca de suprir as carências do atual elenco. Na avaliação do clube, pelo menos duas lacunas serão preenchidas no meio do ano: um zagueiro e um atacante de lado.

Cuello desencanta e, de virada, Athletico volta a vencer na Ligga Arena

Cuello desencanta e, de virada, Athletico volta a vencer na Ligga Arena

Três nomes são avaliados. Um deles é o do zagueiro Juninho, do Midtjylland, formado nas categorias de base do Coritiba. Ele trabalhou com Cuca no Palmeiras, em 2017. O Athletico consultou a situação do jogador, mas o negócio é considerado difícil.

Juninho é titular absoluto da equipe da Dinamaerca e tem mais dois anos de contrato. O Midtjylland é o atual campeão nacional e está classificado para os playoffs da Champions League. O ge apurou que os europeus contam com o defensor para a próxima temporada.

Outro nome que entrou no radar do Athletico é o de Iago Santos, do Al-Shabab. O zagueiro de 32 anos atua há quatro temporadas no futebol saudita e acumula passagens por Portugal. Iago tem contrato até junho deste ano, o que poderia facilitar a negociação.

Para o setor ofensivo, um dos nomes monitorados é Erick Pulga, do Ceará. Aos 23 anos, o jogador é um dos destaques do time Alvinegro e também despertou interesse do Corinthians.

Shaylon, do Atlético Goianiense, e Wagner Leonardo, do Vitória, também são nomes monitorados, mas ambos já disputaram sete jogos no Brasileiro, o que pode inviabilizar uma negociação nesta janela.

As buscas são conduzidas por André Mazzuco, diretor de futebol do Furacão, com participação direta de Cuca e auxílio do departamento de análise de mercado.

Erick Pulga, do Ceará, é um dos nomes no radar do Athletico — Foto: Kid Júnior/SVM

Poucas opções na zaga

Com o aval de Cuca, o clube tentou a renovação de contrato de Pedro Henrique, mas não houve acerto. Em reta final de contrato, o zagueiro aceitou proposta do Bragantino e foi liberado.

No início da Série A, o Athletico chegou a propor uma troca por Jemerson ao Atlético-MG, mas o clube de Belo Horizonte recuou — o defensor acabou acertando com o Grêmio nas últimas semanas e vai reforçar a equipe gaúcha a partir de julho.

Recentemente, com a lesão de Thiago Heleno, restaram apenas três zagueiros à disposição da comissão técnica: Gamarra, Kaique Rocha e Marcos André, de 17 anos.

ge avalia elenco do Athletico e discute prioridades na janela de transferências; assista

ge avalia elenco do Athletico e discute prioridades na janela de transferências; assista

Nova alternativa no ataque

No ataque, a busca é por oferecer algo diferente entre as opções que Cuca tem neste momento. O treinador pontuou isso em alguns momentos ao longo da temporada, reclamando da falta de jogadores com características de velocidade na hora de fazer as mudanças no time.

Atualmente, o Athletico tem Cuello e Canobbio com esse perfil no setor ofensivo. Diante da falta de opções, Cuca tem dado oportunidade para nomes da base, como o jovem Kayke, de 16 anos, que fez a estreia contra o Criciúma.

A janela reabre no dia 10 de julho. Até lá, o Athletico vai disputar nove jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro: Flamengo, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Vitória, Bahia, São Paulo, Fluminense e Atlético-GO.

Mercado do Athletico

O Athletico fez 10 contratações nesta temporada até agora, com R$ 80 milhões investidos.

Foram contratados o zagueiro Gamarra, o meia-atacante Benítez, o lateral-direito Leo Godoy, os centroavantes Di Yorio e Mastriani, os meio-campistas Felipinho, Zé Vitor e Gabriel, além do meia Nikão e do atacante Peterson.

Atualmente, somente Godoy pode ser considerado titular entre estes nomes, embora Madson atue com frequência dependendo das características do jogo. Mastriani vem disputando vaga com Pablo e voltou a balançar a rede diante do Criciúma.

Cuca em conversa com o elenco do Athletico — Foto: Cahuê Miranda/Athletico

Veja também

Mais do ge